Como tratar tireoide que engorda?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O tratamento do hipotireoidismo, condição mais comumente associada à ideia de que tireoide engorda, é feito com a terapia de reposição hormonal. Com ela, os níveis hormonais de T3 e T4 tendem a ser regulados.

Comece com caminhadas diárias e exercícios leves. A atividade física ajuda a gerenciar o estresse e melhorar a saúde do coração. Procure bons profissionais, acompanhe seus exames periodicamente, e terá um bom resultado. Não consuma Glúten e ajude o seu corpo na perda de peso excessivo.

Comer de forma saudável e adequada às suas necessidades é fundamental para que consiga perder peso, além de ser importante para manter a saúde cardíaca, os valores de açúcar e de colesterol, problemas estes que estão muitas vezes associados ao hipotiroidismo.

Hipotireoidismo engorda? Mito: O ganho de peso pode ser uma das manifestações do hipotireoidismo, mas existem muitos pacientes portadores da disfunção da tireoide que não engordam. Quando acontece, o ganho de peso é pequeno, de dois até quatro quilos e um bom tratamento tende a reverter o ganho de peso.

Os comprimidos devem ser tomados com líquido, de preferência água, por via oral, cerca de uma hora antes ou 2 horas depois do café da manhã. É recomendado que seja tomado de estômago vazio.

O laboratório Sanofi-Aventis, fabricante do Puran T4, publica na bula do medicamento que “hormônios da tireoide não devem ser usados para perda de peso”.

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.

Não é novidade, mas a moda não passa e os especialistas alertam: usar remédios de tireoide para acelerar o metabolismo e perder peso é perigoso, já que pode provocar problemas graves nos ossos, como osteoporose e até mesmo arritmias cardíacas e infarto.

Nos pacientes com hipotireoidismo, a droga leva a uma perda de peso que ocorre não só por queima da gordura, mas principalmente por reduzir a retenção de líquidos. Em geral, o paciente perde 2 a 3 quilos apenas.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

O que pode causar o ganho de peso
As alterações hormonais estão entre as principais causas do ganho de peso, seja pelo desenvolvimento do hipotireoidismo ou por conta de alguma doença que leva ao excesso de cortisol no organismo. O sedentarismo e o metabolismo lento também contribuem para engordar.

Portanto, não é correto afirmar que hipotireoidismo ou hipertireoidismo têm como consequência direta ganho ou perda de peso. Entenda: a tireoide sozinha não engorda e nem emagrece ninguém. São as disfunções na glândula, somadas a outros fatores, que podem resultar no aumento ou na perda de peso.

1 – Desconforto ou dor na garganta e no pescoço, tireoide inflamada. A tireoide fica localizada no pescoço e, por isso, essa é a principal região que você deve se atentar. Em geral, a sensação de desconforto ou dor na garganta e no pescoço não é normal e pode ser um indício de que a tireoide está alterada.

Glucagon ajuda a quebrar carboidratos e gorduras
Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer. Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon. Peixe, carne, frutos do mar, tofu e nozes são algumas das opções.