Como tratar Skin Tears?

Perguntado por: omonteiro5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

É importante selecionar um curativo que permita o meio ambiente úmido propicio à cicatrização da ferida, selando ao redor das extremidades da ferida de modo a prevenir fugas de exsudato e minimizar a maceração.

Conceito de Lesão por Fricção
A lesão por fricção (LF) é uma ferida rasa, limitada à derme e que tem como característica principal a presença de um retalho de pele em algum momento de sua evolução (Figura 2).

Essas lesões podem ser categorizadas em: (Tipo 1) sem perda da pele, (Tipo 2) com perda parcial do retalho, e (Tipo 3) com perda total do retalho. Essa classificação ainda está em processo de validação na língua portuguesa do Brasil 21.

Para feridas com esfacelo macio, podem ser utilizados curativos que permitem o desbridamento autolítico, como hidrocoloides ou hidrogéis. Esses curativos ajudam a manter a umidade da ferida e promovem a liberação natural de enzimas que quebram o tecido necrótico.

Depois de optar pelo modelo que mais se adapta a ferida, escolhendo o tamanho correto, basta aplicá-lo no local. Porém, antes que seja aplicado é necessário que a área onde ele será colocado seja lavada, conforme a orientação passada pelo médico. O curativo deve ser trocado com, no máximo, sete dias de uso.

O transtorno de escoriação é caracterizado pelo comportamento de beliscar, espremer ou morder de forma recorrente a própria pele, produzindo lesões que causam sofrimento e prejuízos em áreas importantes da vida.

Fricção e Cisalhamento: Fricção é quando a pele se move contra a superfície de suporte; Cisalhamento a pele, tecidos profundos e a proeminência óssea deslizam uma sobre a outra.

Escoriação é o arrancamento parcial da epiderme, expondo a derme.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia. Lesões parciais: acometem parte do músculo. Lesões totais: abrangem a totalidade do músculo e acarretam deformidade aparente, causa assimetria e perda da movimentação ativa.

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

Estágio 1 Pele íntegra com eritema que não embranquece. Estágio 2 Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. Estágio 3 Perda da pele em sua espessura total. Estágio 4 Perda da pele em sua espessura total e perda tissular.

Nessa avaliação, devem ser considerados fatores como causa e tempo de existência da ferida e presença ou não de infecção. Além disso, é preciso avaliar a dor, a presença de edema, a extensão e a profundida- de da ferida e as características do leito da ferida, da pele perilesional e do exsudato.

Em tratamento de feridas, utilizar apenas a colagenase pura, mono; para evitar resistência microbiana. Hidrogel Desbridante Autolítico Aplicação em feridas com apresentação de tecido necrótico e desvitalizado Ausência de tecido desvitalizado ou necrosado.

Procure o médico especialista para tratar feridas que não cicatrizam da maneira adequada.

Este método de desbridamento passa fundamentalmente pela aplicação tópica de enzimas proteolíticas ou exógenas no leito da ferida, como a Colagenase, Fibrinolisina ou Papaína-Ureia.

- Pode permanecer na ferida por até sete dias, dependendo da quantidade de exsudato. - A necessidade da frequência da troca deve ser avaliada pelo profissional da saúde.

O Curativo Hidrocoloide Cremer Advanced pode permanecer aplicado por até 7 dias, desde que não haja saturação do hidrocoloide, deslocamento das bordas ou sinais de infecção e aumento do grau de exsudação da ferida.