Como tratar sinusite emocional?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

A aromaterapia é uma terapia alternativa eficaz para o tratamento de diversas doenças físicas e emocionais, incluindo a sinusite. Ela atua por meio do olfato e das propriedades dos óleos essenciais, sendo uma medicina natural, preventiva e também curativa.

Remédios naturais para combater a sinusite

  1. Laranja e urtiga. Uma alternativa para combater o desconforto da sinusite é liquefazer o suco de duas laranjas junto com cinco ramos de urtiga. ...
  2. Chá de alecrim. ...
  3. Gengibre e cebola roxa. ...
  4. Cebola e alho. ...
  5. Aspirar uma cebola. ...
  6. Sobre a sinusite.

Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.

A medicina chinesa classifica os fatores causais da sinusite em internos externos. Os fatores internos correspondem a desregramentos alimentares, desequilíbrios energéticos orgânico-viscerais, acúmulo de umidade e fleuma no organismo. Os fatores externos são de origem climática e seriam os causadores de quadros agudos.

O uso de descongestionantes, sprays nasais de corticoides e a aplicação local de calor e umidade podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a drenagem dos seios. A sinusite recorrente pode requerer cirurgia para melhorar a drenagem dos seios.

Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Como inalante
Coloque 2 colheres das de chá de Vick Vaporub® em uma vasilha com meio litro de água quente, não fervendo, e inale por 10 a 15 minutos. Repita conforme necessário.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

A sinusite crônica geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando você deita porque a secreção escorre e irrita as vias aéreas. Ao acordar, você pode ter crise de tosse, mas ao longo do dia ela diminui de intensidade e pode até mesmo desaparecer.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Dormir com a cabeça erguida ajudará a gravidade a drenar naturalmente os seios da face e reduzir a probabilidade de fluxo sanguíneo excessivo que pode criar congestão dos seios da face.

Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae são agentes comuns na rinossinusite bacteriana aguda.

Contra a sinusite
Faça uma inalação com 1 litro de água fervente sobre 6 ou 8 folhas de eucalipto. Aspire o vapor duas vezes ao dia.

A sinusite bacteriana é causada pela proliferação de bactérias nas cavidades nasais e nos seios paranasais, geralmente após uma infecção viral. As bactérias mais comumente envolvidas incluem Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis.

Nasonex é indicado para adultos e adolescentes com 12 anos de idade ou mais como tratamento complementar aos antibióticos nos episódios agudos de sinusite.

O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.