Como tratar queimadura de água oxigenada?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico.

Em contato com o ar e com o ferimento, a água oxigenada produz radicais livres, ou seja, átomos que roubam elétrons alheios para se manter em equilíbrio. 3. Num ferimento, os radicais acabam roubando elétrons justamente dos átomos das moléculas do colágeno e, assim, atrapalham a cicatrização.

Coloque a região afetada debaixo de água fria (em temperatura ambiente, nunca gelada) por aproximadamente 15 minutos. Mantenha a região coberta com um pano úmido e frio durante as primeiras 24 horas. Passe sobre a lesão uma pomada hidratante e cicatrizante para queimaduras.

Faça compressas frias nas primeiras horas após sua ocorrência. Não coloque pasta de dente ou manteiga em nenhuma hipótese. Use vaselina líquida para manter a queimadura hidratada. Tome analgésico, se necessário, e use filtro solar na região nos dias seguintes.

A babosa é indicada para hidratar a pele e tratar de queimaduras e inflamações. O uso deve ser externo. Para cuidar de queimaduras, é preciso espalhar a mucilagem sobre o ferimento duas vezes por dia.

O que acontece é que, por conta do calor do sol, a descoloração pode se dar mais rapidamente, só que, junto com ela podem surgir manchas, irritações ou até mesmo queimaduras. Por isso, evite.

A água oxigenada causa muitos danos ao fio de cabelo, podendo até provocar dermatites e queda. Quanto mais forte a descoloração, mais fraco fica o fio e maiores são os riscos. Dessa forma, o mais aconselhado é não fazer o procedimento.

Já o vinagre possui a capacidade de neutralizar a sensação de desconforto no local.

NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura. A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada).

NEBACETIN® também é indicado para prevenir infecções de pele e/ou de mucosas após ferimentos, cortes (inclusive de cirurgias) e queimaduras pequenas.

Com ação germicida, esta solução é capaz de matar micro-organismos que causam doenças e infecções no organismo. Sendo assim, a água oxigenada é indicada para desinfetar feridas com segurança, praticidade e eficácia.

Curiosidade. A água oxigenada é comumente usada para a limpeza de ferimentos. Quando colocada sob a pele ferida rapidamente observamos a formação de uma espuma de bolhas, que consiste na liberação do oxigênio. Essa espuma surge devido a ação da catalase.

Dessa forma, quando adicionamos água oxigenada em algum ferimento, é essa enzima que funciona como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada, o que é visível pela efervescência que se produz, pois o volume de bolhas de oxigênio formadas será muito maior.

Gel de silicone
Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Veja as principais:

  • Bepantol. É uma pomada muito utilizada em tatuagem, composta por dexpantenol, também conhecido por vitamina B5, um composto que protege e nutre a pele, ajudando na sua cicatrização e estimulando a sua regeneração. ...
  • Nebacetin. ...
  • Esperson.

Contra queimaduras solares
O produto é cicatrizante, possui vitaminas hidratantes e propriedades reparadoras. Uma fina camada da pomada no local lesionado consegue “refazer” a pele.

Colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.