Como tratar prolapso retal em gato?

Perguntado por: cfarias2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Após avaliar o estado do reto, o veterinário precisará colocá-lo em sua posição natural novamente. Para isso, será necessário sedar ou anestesiar o pet, pois só assim a cirurgia de prolapso retal em gatos é realizada corretamente.

O prolapso retal é uma protrusão ou eversão da mucosa retal sendo mais relatada em animais jovens, geralmente sendo uma consequência de distúrbios subjacentes que causam esforço intestinal e persistente, dentre outras causas.

Proctosan 05 + 2 + 2 + 10% pomada retal tubo com 20 g + 1 aplicador é um medicamento. Consulte um médico ou farmacêutico pois seu uso pode trazer riscos. Leia a bula.

O prolapso genital é uma condição ginecológica que não ameaça a vida, mas é causa importante de morbidade. É doença comum que pode afetar intensamente a qualidade de vida das pacientes, causando impacto psicológico, social e financeiro1.

A cirurgia de tratamento do prolapso retal pode ser feita em casos de prolapso parcial e total do reto. Quando o prolapso é parcial, a cirurgia vai ligar a mucosa aos quadrantes dos canais anais. Já quando todo o reto ficou exposto para fora do ânus, ele será fixado no osso sacro, com uso ou não de uma tela sintética.

Remédios para Prolapso da Válvula Mitral

  • Vinocard Q10 50mg, caixa com 10 comprimidos revestidos. Similar. Sem Ofertas. Ver produto. ...
  • Vinocard Q10 50mg, caixa com 20 comprimidos revestidos. Similar. Sem Ofertas. Ver produto. ...
  • Vinocard Q10 10mg, caixa com 30 comprimidos revestidos. Similar. Sem Ofertas. Ver produto.

O pessário é uma solução para mulheres que sofrem de prolapso genital, sobretudo a partir da menopausa, mas também pode ajudar mulheres mais jovens de forma transitória.

Embora não seja uma condição perigosa ou que ponha a vida em risco, pode ser bem desconfortável, uma irritação considerável, e pode causar perda de controle do intestino. Pode também haver muco ou sangue .

Por que ocorre o prolapso retal? Ele ocorre devido ao enfraquecimento dos tecidos que sustentam os órgãos da bacia, fazendo-os cederem e consequentemente, causando a perda da sustentação do reto. Isso da com que ele desça através do ânus.

A causa mais comum é dificuldade de defecação, associada à proctite ou colite grave secundária à infecção parasitária, podendo ainda ter outras causas predisponentes como doenças anorretais que causam disquezia, doenças do trato urinário inferior e doenças prostáticas que provocam estrangúria, etc.

A incontinência urinária ou funcional é muito comum em animais deficientes. Há massagens especiais para que você ajude o pet a fazer as suas necessidades mesmo deitado. Muitos andadores possibilitam que o animal defeque e urine sem retirar o equipamento.

O exame físico poderá demonstrar um orifício anal entreaberto, sinais de ânus úmido, com depósito de muco e resíduos fecais na pele perianal e na fralda ou sinais de sangramento. O toque retal poderá demonstrar hipotonia esfinctérica e redundância da parede retal, que poderá ou não estar edemaciada.

Existem quatro níveis de prolapso uterino. O primeiro grau é aquele em que o útero atinge a parte superior da vagina. O segundo, por sua vez, faz com que o útero desce até o introito vaginal (extremidade inferior da vagina). O terceiro grau do prolapso uterino acontece quando o útero desce para o introito vaginal.

“O tratamento dos prolapsos genitais é geralmente cirúrgico, porém, medidas de prevenção como uma boa assistência ao parto, fisioterapias pré e pós-parto, boa alimentação e cuidados com o peso corporal e esforços repetidos são medidas para se evitar o aparecimento dos prolapsos”, ressalta o urologista.

Cirurgia de prolapso depende da gravidade do problema
A mulher só será submetida à cirurgia se o quadro for grave. Em situações que apresentam sintomas mais leves, o tratamento é feito por meio de fisioterapia pélvica e por meio da reabilitação perineal.

Classificação dos Prolapsos dos Órgãos Pélvicos

  • Grau 0 - Normal;
  • Grau 1 - Prolapso até metade da distância da vagina;
  • Grau 2 - Prolapso até ao nível do hímen;
  • Grau 3 - Prolapso que ultrapassa hímen;
  • Grau 4 - Prolapso máximo de todas as estruturas.

Grau 1: Este é grau representa a descida do útero no interior da vagina. O grau 1 também pode ser denominado como “ligeiro”. Grau 2: O colo do útero desce até a entrada da vagina. O grau 2 pode ser denominado “moderado”.

A fisioterapia pélvica contribui não só para a melhora dos sintomas do prolapso (como sensação de bola na vagina, urgência para urinar, incontinência urinária, obstipação), como também para diminuir o estadiamento dos prolapsos genitais.

Uma boa forma de afastar o prolapso genital é praticar os tais exercícios perineais – principalmente se você está grávida ou planeja ser mãe. Outras medidas preventivas são evitar os fatores de risco, a exemplo do ganho de peso, da constipação e até da tosse crônica.

Fazer exercícios do assoalho pélvico como os de Kegel. Biofeedback Anorretal, uma forma especial de fisioterapia do assoalho pélvico que visa melhorar a sensação retal e a contração do músculo do assoalho pélvico. Laxantes. Terapia de reposição hormonal em casos restritos.