Como Tratar pneumonia em bovinos?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Nos casos mais comuns de pneumonias, as bacterianas, o tratamento consiste na administração de antibióticos de amplo espectro, sendo os mais eficazes as penicilinas (Penfort PPU), as tetraciclinas (Ourotetra Plus LA), as sulfonamidas (Trissulfin) e as quinolonas (Norflomax), dependo na sensibilidade dos agentes ...

- Tosse; - Secreção nasal; - Costas arqueadas. A pneumonia pode ser extremamente inespecífica; vacas podem apresentar qualquer combinação de sintomas.

As pneumonias podem ser causadas principalmente por vírus, bactérias, uma combinação de ambos, verminose e fungos. A maioria das pneumonias dos animais é adquirida pelo ar e nesse tipo de infecção é muito importante o isolamento dos animais acometidos a fim de se detectar a doença em seu estágio inicial.

Como diagnosticar pneumonia bovina?

  1. Aumento da frequência respiratória;
  2. Sons respiratórios anormais, como roncos e sibilos;
  3. Dificuldade na respiração;
  4. Corrimento nasal;
  5. Tosse;
  6. Falta de apetite;
  7. Febre alta.

Para a forma aguda de pneumonia enzoótica, o isolamento dos bezerros afetados é importante em todos os regimes de tratamento. As vitaminas podem ser administradas como uma terapia de suporte, e vários tratamentos, desde anti-histamínicos até expectorantes, foram eficazes no alívio da doença.

A vacinação também é um exemplo de imunidade ativa. Ao injetar no animal um patógeno morto ou enfraquecido, que não será prejudicial o suficiente para desenvolver a doença, o sistema imunológico cria a "memória" e aprende como combatê-la se ocorrer uma infecção.

Pode ser causada por vírus, bactérias, mycoplasmas ou parasitos, sendo os vírus e as bactérias os mais importantes, os mais presentes dentro dos quadros de pneumonia nos bezerreiros.

A característica mais comum deste tipo de infecção uterina em vacas, é a presença de corrimento com coloração avermelhada ou amarronzada e cheiro forte. Em relação aos sintomas, as vacas apresentam, normalmente, anorexia, apatia ou depressão, febre e queda significativa na produção de leite.

A broncopneumonia é caracterizada por alteração inflamatória de brônquios, bronquíolos e parênquima pulmonar (RADOSTITS et al., 1995), sendo o problema respiratório mais freqüente em bezerros, com incidência da ordem de 8,7% (TAVERA et al., 1982) a 9,8% (CURTIS et al., 1985), podendo chegar a 15% (ANDREWS et al., 1981) ...

Entre os agentes infecciosos, destacam-se Mannheimia haemolytica, Pasteurella multocida, Histophilus somni e Mycoplasma spp. Contudo, as mudanças climáticas e questões ambientais associadas às alterações no sistema de defesa podem ocasionar o desenvolvimento da doença respiratória em bovinos.

Ceftriaxona é um dos antibióticos de primeira escolha para o tratamento de pneumonia comunitária em que há necessidade de tratamento intra-hospitalar.

não fume e não beba exageradamente; – observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas; – não se exponha a mudanças bruscas de temperatura; – procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações.

Obter bastante ar fresco pode ajudar a expandir os tecidos dos pulmões e mantê-los funcionando adequadamente. Verifique as previsões de poluição em sua área. Evite fazer exercícios ao ar livre quando os índices de poluição são altos e fique longe de queimar lixo, queimar lenha ou outros tipos de fumaça.

Animais acometidos por tristeza bovina podem apresentar os seguintes sinais e sintomas:

  1. Febre;
  2. Anemia;
  3. Urina escura;
  4. Mucosas amarelas.

A gente pode observar também esse animal com uma dificuldade respiratória, alguma secreção nasal. Esse animal pode ter um lacrimejamento também e febre, então se a gente medir com um termômetro acima de 39,5º C, já consideramos esse animal febril”, ensinou.