Como tratar períneo inflamado?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Segundo a International Continence Society, a fisioterapia está indicada como tratamento inicial para as disfunções do períneo. Este tratamento deverá ter uma duração de 8 a 12 semanas, sendo também indicado para a prevenção destas patologias.

Abscesso perianal
É comum a pessoa perceber um inchaço ao redor do ânus. A dor só melhora após a drenagem do abscesso. Por se tratar de uma infecção o abscesso é uma urgência cirúrgica. Assim que diagnosticado deve ser drenado.

Dor pélvica é desconforto na parte inferior do abdome e é uma queixa comum. É considerada separadamente da dor vaginal e da dor vulvar ou perineal, que ocorrem em órgãos genitais externos e a pele do períneo.

Incontinência urinária, dificuldade para urinar, disfunção sexual e dificuldade para evacuar podem estar associados. Alem desses, outros sintomas podem ocorrer com queixas vagas e inespecíficas ou até mesmo serem assintomáticas (principalmente nos prolapsos mais leves).

Quais são as causas? Entre as motivos temos o baixo níveis de estrogênio (menopausa, amamentação, uso de pílula), doenças vulvares (como o líquen), infecções fúngicas (como candidíase), alergia a látex, relação sexual sem lubrificação boa, atrito na mucosa…

A queimação – ou ardência – na vagina pode significar muitas coisas… Entre elas, as mais comuns são as infecções fúngicas e bacterianas, o ressecamento vaginal e as dermatites. As causas também são diversas, no entanto, a ardência costuma estar relacionada à intensa coceira na vagina ou na vulva.

As úlceras genitais consistem em uma lesão que acometem as partes íntimas de homens e mulheres, são pequenas feridas que assustam os pacientes e são motivos frequentes de consultas urológicas. As causas das úlceras genitais são diversas e podem estar associadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

- Massageie em volta e por dentro da região mais externa da vagina e seus tecidos, onde ela se abre, e mantenha sempre a lubrificação. - Use seus polegares para puxar um pouco os tecidos, forçando-os a abrirem-se, imagine como seria se a cabeça do seu bebé estivesse fazendo esse movimento na hora do parto.

O linfangioma é uma neoplasia bastante incomum no períneo, havendo alguns casos relatados no espaço retrorretal. Trata-se de uma malformação vascular de baixo fluxo do sistema linfático, podendo ser localizado ou difuso, microcístico, macrocístico (também chamado de higroma cístico) ou misto.

O que é vulvovaginite? Vulvovaginite é um tipo de inflamação que afeta, ao mesmo tempo, a vagina e a vulva (a parte externa da região genital feminina), causando inchaço, corrimento e dor ao urinar.

A perineoplastia está indicada para mulheres que foram submetidas a um parto vaginal e apresentam rotura de corpo perineal, uma região que fica entre a fúrcula vaginal e o ânus e pode romper no parto e causar a sensação de “vagina larga”.

Destinado ao tratamento da dor e sangramento de hemorróidas internas ou externas, pruridos anais, eczema perianal, proctite branda, fissuras, pré e pós-operatório em cirurgias anorretais.

O períneo é um músculo do assoalho pélvico que segura os órgãos da região do abdômen (órgãos do sistema urinário e reprodutivo).

O preço da cirurgia de perineoplastia é de aproximadamente 9 mil reais, no entanto, pode variar de acordo com a clínica selecionada e a complexidade da cirurgia.