Como tratar o siringoma em casa?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

É impossível fazer um tratamento preventivo da doença. Por isso, quando surgirem as primeiras lesões, é recomendável procurar um médico dermatologista.

Siringoma se caracteriza por pápulas achatadas, duras, de cor semelhante à da pele normal, que medem entre 1 e 3mm. As pálpebras e região periorbital são as áreas mais frequentemente afetadas.

O siringoma é um tumor benigno de tecidos glandulares que ocorrem principalmente em regiões periorbitárias,tem uma maior frequência em mulheres e brancos.

São pequenos tumores benignos do ducto sudoríparo ecrino intra-epidérmico, responsáveis pela produção do suor. Eles são cheios de queratina e depósitos de cálcio, por isso se assemelham a mílio e muitas vezes podem ser confundidos. O diagnóstico é clínico e histológico.

Siringomas são pequenos tumores benignos de glândulas sudoríparas écrinas que surgem, principalmente, nas pálpebras e na região ao redor os olhos. Também existe a forma disseminada com lesões no pescoço e nos membros superiores que podem surgir na adolescência.

O Xantelasma são manchas ou placas amarelas e são formados por gordura. O seu aparecimento pode estar ligado a altos níveis de colesterol no sangue. Já as lesões do Siringoma surgem devido ao aumento de tamanho das glândulas sudoríparas écrinas das pálpebras. São lesões pequenas e esbranquiçadas ao redor dos olhos.

O milium na pele pode ser removido em casa? A Dra. Tatiana afirma que a extração é possível, mas que deve ser sempre realizada por um dermatologista com anestesia local e agulha estéril, não em casa.

Termo médico utilizado para descrever a aplicação de uma substância cáustica ou ácida sobre uma lesão, com o objetivo de removê-la. Após a aplicação do produto, a lesão fica esbranquiçada e pode arder. Ao redor do local tratado a pele pode ficar vermelha, irritada e até inchada.

O Siringoma condróide é um tumor misto cutâneo, benigno e raro, com prevalência de aproximadamente 0,01% dos tumores de pele. Oitenta por cento dos siringomas condróides são encontrados em idosos, sendo que a proporção é de duas mulheres para cada homem.

O que é milium? Milium são pequenos cistos ou pápulas de queratina amareladas ou esbranquiçadas na pele. Geralmente na região da face, no entorno dos olhos, bochechas, nariz, atrás da orelha, além de poder aparecer nas mãos, costas e no pescoço. A condição também é conhecida como milium sebáceo ou mília.

Miliuns que ocorrem sob os olhos provavelmente não irão desaparecer espontaneamente. Para removê-los cirurgicamente, consulte um dermatologista ou um oftalmologista especializado em cirurgia plástica dos olhos (incluindo tratamento de milium). Pontos não são necessários quando os miliuns são removidos cirurgicamente.

Milium: como tirar? Segundo a dermatologista Cintia Guedes Mendonça, não são usados remédios ou pomadas para o tratamento, apenas procedimentos de retirada da bolinha branca na pele com uso de agulhas. Outros procedimentos estéticos, como esfoliações e peelings, também podem levar à extração do pequeno cisto.

Alguns profissionais tratam o xantelasma tentando destruí-lo por meio de procedimentos que usam ácidos, laser ou eletrocoagulação. Porém, o método mais tradicional e muito eficaz é a cirurgia plástica facial.

É importante reforçar que espremer não é a solução e, por isso, a remoção das bolinhas em volta do olhos (independentemente do tipo) precisa ser feita por um médico dermatologista - no caso do xantelasma e siringoma - ou profissional esteticista - no caso do milium.

3 – Extração de cravos e miliuns
Este procedimento tem como finalidade abrir os poros e dar emoliência para a pele, facilitando a drenagem, sempre manual e cuidadosa dos cravos e dos miliuns (bolinhas amareladas com sebo dentro).