Como tratar o Rim na medicina chinesa?

Perguntado por: abaptista6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Um tratamento para problemas nos rins na medicina chinesa pode contemplar, por exemplo, terapia nutricional associada a ervas medicinais, acupuntura, aromaterapia e pranic healing (conheça sobre aqui). O tratamento sempre vai levar em conta o significado energético dos rins.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Para a MTC, os Rins são os órgãos que abrigam a força de vontade conhecida como Zhi, incluindo também a determinação, entusiasmo, firmeza e espírito de iniciativa. Pessoas com Rins fortes possuem mentes focadas em metas, decididas e força de vontade vigorosa.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

É recomendável comer duas a três refeições quentes diariamente e fortalecer o corpo com alimentos que aquecem o Rim, especialmente para a deficiência de Yang do Rim. Recomenda-se a combinação de terapia nutricional com alimentos que fortalecem o Aquecedor Central.

A hipertensão e diabetes são as causas de 2/3 dos problemas renais. Outra causa: a doença renal policística, onde os cistos que são bolsas cheios de líquido se desenvolvem nos rins, e com o tempo prejudicam a função dos rins.

Obesidade - com aumento excessivo de peso corporal, o metabolismo demanda filtragem de sangue maior que o costume, sobrecarregando os rins; Hipertensão arterial - em um organismo saudável, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração.

Mudanças no apetite e no peso, fadiga, dores na cabeça e no corpo, tensão na nuca e nos ombros e até imunidade baixa podem fazer parte do quadro de tristeza.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí.

Para manter uma boa função renal, é preciso ter uma dieta equilibrada, evitar excessos de sal, sobrecargas de proteínas, sobrepeso e obesidade, manter um bom controle dos níveis de glicemia e a pressão arterial controlada, não fazer uso de medicações que são tóxicas aos rins (como anti-inflamatórios), ingerir água em ...

As frutas cítricas combatem o cálculo renal. Por isso, os sucos para eliminar pedra nos rins preparados com abacaxi, limão, laranja, tangerina, kiwi, acerola, romã, caju, ameixa e jabuticaba são recomendados para prevenir e tratar o problema.

Localização: No aspecto posteromedial do tornozelo, na depressão entre a proeminência do maléolo medial e o tendão calcâneo. Justificativa: Este é o ponto Fonte (Yuan) do Rim (Shen), sendo um dos pontos que mais tonificam este Órgão (Zang) no trajeto de seu Canal.

O ponto principal que tonifica o Yang do Rim é o VG4 ou Mingmen, estimulado com moxa. Quando são aplicados cones de moxa direto neste ponto, ele fornece uma poderosa tonificação ao Yang.

Rins são estruturas responsáveis pela formação da urina. Apresentam formato de feijão, e, neles, analisando-os internamente, é possível perceber duas regiões: o córtex e a medula. Os rins são órgãos do sistema urinário relacionados, entre outras funções, com o controle da concentração de substâncias no nosso sangue.