Como tratar o melasma no rosto?

Perguntado por: ealbuquerque6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Para tratar o melasma, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou ser indicada a realização de tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.

A pomada Suavicid pode ser indicada pelo dermatologista para o tratamento de curta duração para o melasma, já que contém em sua composição substâncias capazes de promover o clareamento das manchas.

Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.

Alimentos processados
Salgadinhos, salsicha, nuggets, fast-food e congelados também são alimentos que promovem processos inflamatórios e causam uma série de reações químicas que produzem substâncias que geram um ambiente inflamatório no organismo.

Sabonete Facial Blancy Mantecorp
Primeiro item da nossa lista, o sabonete facial Blancy da marca Mantecorp pode ser uma ótima opção para quem tem melasma. Além de ter ação esfoliante, que suaviza e melhora a textura da pele, ele também ajuda a clarear a pele e igualar ao tom da pele.

A melhor forma de prevenir o melasma é mesmo com protetor solar, que deve ser aplicado diariamente, faça chuva ou sol, diversas vezes ao dia. Como também pode ser desencadeado pela luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente. Opte sempre pelos filtros com cor, que possuem óxido de ferro.

Por isso, os seguintes passos são recomendados para ajudar a clarear a pele:

  1. Aplicar óleos vegetais, como óleo de rosa mosqueta;
  2. Fazer um tratamento estético, como laser, peeling químico ou de cristal;
  3. Usar cremes clareadores;
  4. Usar argila branca.

O vinagre de maçã possui ácido acético na sua composição que ajuda a clarear a pele, reduzindo o aspecto das manchas escuras, sendo uma boa opção de remédio caseiro para melasma e pode ser aplicado diretamente na pele.

Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas

  1. Aplique o protetor solar todos os dias. ...
  2. Aposte em um produto que aumente a luminosidade da pele. ...
  3. Esfolie a pele com frequência. ...
  4. Use uma máscara iluminadora com efeito peeling. ...
  5. Invista num tratamento clareador.

"O principal pilar do tratamento do melasma é o protetor solar. A radiação ultravioleta, infravermelha e a luz azul são os principais desencadeantes da mancha. Por isso, filtros com proteção à UVA e UVB, de preferência com pigmentação, que vão agir na proteção contra a luz visível, são essenciais.

A melanose solar é caracterizada por manchas escuras e menores, que surgem com o avançar da idade. Há ainda áreas escuras provocadas pela hiperpigmentação da pele, sendo a mais característica delas o melasma. A exposição excessiva ao sol pode ainda piorar manchas já existentes. O melasma é um problema muito comum.

Além disso, o bepantol spray pode ser usado no rosto, sendo útil para hidratar profundamente a pele, melhorando a aparência das manchas da acne e do melasma, enquanto que o Bepantol Mamy ajuda a prevenir estrias durante a gravidez e ajuda na recuperação da pele depois do microagulhamento, por exemplo.

Alimentos ricos em antioxidantes
Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Resveratrol, Flavonoides, Betacaroteno, Licopeno, Luteína e Selênio. Esses antioxidantes você encontra nesses alimentos: Frutas vermelhas (mirtilo, morango, amora, framboesa). Romã, kiwi e abacate.

É obtida especialmente em frutas como laranja, gojiberry, acerola, kiwi, goiaba e verduras como couve e brócolis.

Você sabia que quem sofre com melasma muitas vezes acaba evitando ao máximo a exposição solar e, às vezes, acaba ficando com deficiência de vitamina D. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a exposição solar intencional desprotegida para a produção de Vitamina D não é aconselhada.

Olá! O Transamin é o nome comercial do Ácido Tranexâmico e ele já se mostrou um grande aliado no tratamento do melasma. É uma substância utilizada em tratamento e controle de hemorragias, promovendo a coagulação.

Por promover um tratamento eficaz, o ácido tranexâmico é uma ótima opção para quem busca um tratamento de manchas na pele causadas por acne, sol e melasma.

Sim! Esses produtos são muito bons e podem sim ser usados por quem tem melasma!