Como tratar irritação no prepúcio?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

As balanites não infecciosas podem ser tratadas com medicamentos anti-inflamatórios. Prevenção: Boa higiene (com retração do prepúcio), circuncisão, tratamento da(o) parceira(o) e uso de preservativo nas relações sexuais são os melhores métodos de prevenção das balanites.

Talvez seja preciso o uso de medicamentos antifúngicos, bem como de antibióticos. Já em casos cuja Balanite se trate de uma reação alérgica, poderá der necessário o uso de um creme esteroide leve, como hidrocortisona a 1%, para o inchaço.

Como tratar balanite vai incluir uso de pomadas, antibióticos, melhor higiene pessoal e, em alguns casos, a circuncisão. Em geral, creme e pomada para balanite são indicadas quando o quadro foi causado por fungos. O medicamento deve ter aplicação tópica na glande e vai eliminar a quantidade de fungos na região.

A aplicação da pomada deve ser feita na região do prepúcio duas (2) vezes ao dia, a cada 12 horas. Aplique também a pomada na extensão do pênis, após puxar levemente a pele, sem causar dor. Faça uma massagem leve e reposicione a pele (prepúcio) sobre a glande (cabeça) do pênis.

A balanopostite é o processo inflamatório mais frequente que ocorre no pênis. É uma inflamação conjunta da glande e prepúcio (balanite é inflamação da glande; postite é inflamação do prepúcio). A causa mais comum é uma infecção fúngica aguda causada pela candida albicans.

Por exemplo, podemos listar como os principais sintomas da Balanite:

  1. vermelhidão na glande/prepúcio;
  2. inchaço;
  3. coceira na ponta do pênis;
  4. secreção na ponta do pênis;
  5. mau cheiro;
  6. dor ou incômodo ao urinar.

Em pessoas com candidíase de repetição e sem o prepúcio aderido não há indicação de procedimento cirúrgico. O uso de agentes tópicos como cetoconazol ou clotrimazol usados 3 a 4 X ao dia por 14 dias costumam resolver, desde que acompanhados de higiene adequada com exposição da glande e uso de preservativo.

Portanto, para evitar que a balanite volte, durante e após o tratamento, os pais devem suspender o uso do produto que pode ter causado a irritação. Opte por sabonetes neutros para evitar reações alérgicas.

Fluconazol é um antifúngico utilizado no tratamento e prevenção de infecções causadas pelo fungo Candida albicans. Age nos casos de Candidíase vaginal aguda e recorrente, balanite por Candida e micoses na pele e unhas.

O tratamento é baseado em agentes antivirais, como o aciclovir, para resolução da infecção aguda, e também com medicamentos que previnem o retorno das crises.

Pomada antibiótica – aplicação empírica de Bacitracina 4 vezes ao dia ou Mupirocina 2 vezes ao dia reduz a disúria e impede a balanopostite bacteriana secundária [7].

O princípio ativo da pomada que pode evitar a cirurgia é a betametasona, um derivado da cortisona. A substância age como anti-inflamatório, e dissolve as traves fibrosas ricas em proteínas que ligam a pele do prepúcio ao pênis.

É boa idéia checar com o urologista a causa das suas dificuldades. Além disso, recomenda-se deixar a glande exposta por algumas horas (por exemplo, no quarto, à noite) e, na hora do banho, fazer uma massagem bem leve com uma esponja na região.

Pode acontecer na cabeça do pênis (glande) ou na pele que recobre a cabeça do pênis (o prepúcio). Neste último caso, a doença leva o nome de balanopostite. Sua causa pode ser originária de uma infecção bacteriana ou fúngica (cândida albicans), por um trauma ou alergia na região, pela má higiene local, entre outros.

O diagnóstico da balanopostite é feito por um médico urologista, que vai avaliar os sintomas. O médico pode solicitar, ainda, exames de sangue e de urina e um exame da secreção do pênis do paciente, para verificar a presença de bactérias e fungos no local.

Isso faz com que muitos pacientes confundam as duas condições. Porém, a candidíase nada mais é do que um tipo de balanite, ou seja, quando o pênis infectado pelo fungo da candidíase passa a ter complicações na glande, a condição pode ser caracterizada como uma balanite.