Como tratar inflamação na cartilagem da orelha?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Tratamento da pericondrite

  1. Antibióticos e corticosteroides.
  2. Remoção de objetos estranhos, especialmente piercings, através da parte cartilaginosa da aurícula.
  3. Compressas quentes e incisão e drenagem de abscessos.
  4. Analgésicos.

Geralmente, essas dores têm como causa a otite externa, uma infecção relativamente comum, na pele do canal do ouvido externo, causada por bactérias presentes na água – ou que têm a água como meio propício para proliferação.

Alguns exercícios suaves de alongamento podem ser bastante úteis para o alívio das dores. A fisioterapia é um método de tratamento com exercícios específicos que ajudam a atenuar a dor. Repousar e evitar atividades que piorem os sintomas da osteocondrite nas costelas também ajuda no alívio das dores.

Frutas vermelhas. Morango, framboesa e amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, responsáveis pela coloração e que também possuem ação anti-inflamatória. Além disso, essas frutas apresentam um efeito de proteção sobre as cartilagens.

A inflamação é causada como uma reação do corpo à perfuração, e pode apresentar vermelhidão, dor e inchaço nas primeiras semanas.

Quando a cartilagem ao redor da articulação se desgasta, os ossos sofrem com maior atrito. Isso pode resultar em inchaço, dor e rigidez nas articulações.

O otorrinolaringologista deve ser consultado para realizar o diagnóstico e tratamento necessário.

Tratamento da pericondrite
Os médicos tratam a pericondrite com antibióticos (como fluoroquinolona, por exemplo, ciprofloxacino) e, frequentemente, com corticosteroides por via oral.

O tratamento para queloide na orelha, de tamanho pequena, pode ser feito com laser, uso de injeções de corticoide ou por compressão. Em cicatrizes maiores pode ser indicado o tratamento cirúrgico. Após o tratamento cirúrgico, para não ter recidiva do problema, pode ser indicado radiação.

Cisto Condral são cistos que se formam na cartilagem, mais frequentemente nas orelhas. O aspecto dela é de um “caroço” na orelha, com consistência amolecida e crescimento progressivo ao longo dos anos. São em geral assintomáticos, mas podem eventualmente infeccionar se sofrer algum trauma.

A Costocondrite trata-se de uma inflamação nas cartilagens que unem as costelas ao osso esterno, que está localizado no meio do peito e é encarregado de suportar a costela e a clavícula. Pacientes que sofrem com essa condição sentem dores no peito que assemelham-se a um ataque cardíaco.

O ouvido inflamado pode ser o resultado de uma condição chamada otite externa. Ela causa inflamação (vermelhidão e inchaço) na parte externa do canal auditivo. Pode ser uma condição crônica ou aguda e pode resultar em dor, coceira, descarga de líquido ou pus e perda de audição temporária.

Uma ótima dica para ajudar a desinchar as suas orelhas é fazer compressa com o saquinho do chá de camomila. Além de propriedades calmantes, ajuda na dor e no edema. Quanto mais fizer a compressa, melhor, mas cuidado para não queimar a pele hein !

Diprogenta. Especialmente utilizada para tratar processos inflamatórios na pele, a pomada Diprogenta possui, em sua formulação, um corticoide com alta ação anti-inflamatória e um antibiótico que elimina bactérias causadoras de infecções, as quais, consequentemente, podem se tornar inflamações e resultar em queloides.

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.