Como tratar infecção urinária em gatos caseiro?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Aumente o consumo de água oferecendo sachês de ração úmida e investindo em uma fonte de água. Verifique se a caixa de areia é adequada para o tamanho do animal e mantenha o substrato sempre limpo. Dessa forma você não desestimula o pet a fazer xixi. Leve seu gato ao médico-veterinário a cada 6 meses.

Alimentos úmidos podem ser úteis, pois contêm uma alta porcentagem de água, incentivando o gato a urinar com mais frequência e aumentar o fluxo urinário.

Além da tradicional sondagem, pode-se lavar a bexiga com soro ozonizado (indicado também para diminuir a inflamação da bexiga) – uma técnica muito utilizada pela veterinária Viviane Reis, na Clínica Integrativa Pet.

Ração Seca Nestlé Purina Pro Plan Veterinary Diets UR Trato Urinário para Gatos. É um alimento terapêutico que proporciona uma dieta equilibrada e todos os nutrientes necessários para gatos com Doenças do trato urinário inferior felino (DTUIF).

A dipirona é um medicamento de uso comum para humanos, porém muitas dúvidas surgem quando a pergunta é “posso dar dipirona para gatos?” Sim, dipirona pode ser dada para gatos!

Antibiótico Bayer Pet
O seu antibiótico para felino com infecção urinária é de largo espectro e pode ser utilizado para o tratamento de outras enfermidades.

Os gatos que exibem sinais de doença do trato urinário inferior devem ser examinados por um médico veterinário o mais breve possível. Se o animal estiver obstruído, deverá ser algaliado para resolver a obstrução, enquanto a reposição de fluidos e outra medicação é realizada para estabilizar o animal.

Suplementos orais de glicosaminoglicanos (GAG) ou precursores de GAG também podem ser uma opção de remédio para cistite em gatos, já que, muitas vezes, a redução desse polímero pode ser notada durante um caso de cistite em gatos.

Um dos sintomas da obstrução urinária em gatos é a ausência de xixi. É muito importante observar o comportamento do gato e agir se perceber qualquer coisa estranha. “Observamos dor enquanto urina, presença de sangue na urina, lambedura excessiva dos genitais e urinar em locais incomuns.

Cistite idiopática felina
Geralmente de causa multifatorial, pode ocorrer pela exposição do gato ao estresse interno ou externo, mudanças na alimentação, ausência de enriquecimento ambiental, ambientação inadequada, baixa ingestão de água e, até mesmo, a introdução de um novo pet na casa (DEMONTIGNY-BÉDARD; 2019).

Pode dar amoxicilina para gatos? No mundo veterinário, há uma grande variedade de medicamentos que podem ser utilizados para combater infecções bacterianas. Entre os mais comuns, encontramos a amoxicilina. Assim, podemos dizer que sim, é permitido administrar amoxicilina em gatos.

Não, gatos não podem tomar leite. Sim, eles gostam, é verdade. No entanto, apesar de não ser um produto tóxico, ele não é saudável para os felinos, podendo fazer com que desenvolvam diarreias e vômitos.

ELO-XICAM, à base de meloxicam, é indicado em processos inflamatórios dos cães e gatos, nas patologias dolorosas agudas e crônicas.

Dessa forma, quando um pet ingere o comprimido, pode desenvolver lesões internas, levando a graves consequências. Por isso, ao se perguntar “posso dar Ibuprofeno para gato?”, lembre-se: Ibuprofeno para gatos está proibido!

Mas posso dar anti-inflamatórios para gatos? Nem todos podem ser usados. De acordo com alguns estudos, os maiores vilões em casos de intoxicações por essa classe de remédios, em pessoas e em animais de companhia, são: cetoprofeno, diclofenaco e ibuprofeno.