Como tratar infecção respiratória em gato?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Ainda pode ser recomendado o uso de lavagem nasal com soro fisiológico e nebulização (nos casos de presença de secreção nasal). Mudanças na alimentação e o uso de suplementação podem ser recomendados para fortalecer o sistema imunológico do paciente.

No mundo veterinário, há uma grande variedade de medicamentos que podem ser utilizados para combater infecções bacterianas. Entre os mais comuns, encontramos a amoxicilina. Assim, podemos dizer que sim, é permitido administrar amoxicilina em gatos.

antibiotico para gripe gato

  • Antibiótico Cefa-Cure Cães e Gatos MSD. 0 avaliações com média 0 de 5 estrelas. ...
  • Zitrex 500mg com 3 comprimidos Cepav. ...
  • Primociclin 50mg Enrofloxacino. ...
  • Chemitril 50mg c/ 10 Comprimidos. ...
  • Primociclin 10 Comprimidos Coveli 50mg. ...
  • Antimicrobiano Veraflox para Gato Bayer 15ml.

Sprays nasais e nebulização podem ajudar o gato com muito catarro no nariz a controlar essa descarga e ajudar a limpar as passagens nasais. Medicamentos anti-inflamatórios, como corticosteroides, ajudam a controlar os sinais de rinite, o que auxilia a reduzir a produção de secreção nasal.

Caso o gato já tenha desenvolvido o problema, antibióticos como o Synulox, em forma de comprimidos palatáveis desenvolvidos pela Zoetis, podem ajudar o bichano a se recuperar.

Os sintomas de Pneumonia em cães e gatos podem incluir tosse úmida ou produtiva, aumento da frequência respiratória, secreção nasal e ocular, respiração ofegante, apatia, perda de apetite e/ou perda de peso e febre.

Se o seu gato ressona alto e, além disso, apresentar os seguintes sintomas, então é tempo de clarificar o problema com o seu veterinário: Falta de apetite e perda de peso ou gânglios linfáticos inchados. Quando o animal ressona, faz ruídos (respiração ruidosa). O seu gato tosse mais vezes (mesmo durante o dia).

O ronronar dos gatos tem alguma semelhança com o ronco, pois também é resultado da vibração das vias aéreas. Porém, quando um gato ronrona, ele pode estar buscando comunicar, tanto satisfação, quanto um pedido de carinho ou comida, por exemplo.

Entre os antibióticos para gatos mais usados, podemos encontrar:

  1. Amoxicilina. Indicado para combater infecções respiratórias, urinárias, de ouvido e dermatites.
  2. Doxiciclina. ...
  3. Metrozinadazol. ...
  4. Enrofloxacina. ...
  5. Clindamicina.

Agemoxi CL 50mg - Antibacteriano Cães e Gatos à base Amoxicilina Triidratada e Clavulanato de Potássio 10comp Agener.

Flamavet

Tutores que têm gatos sob seus cuidados sabem que, mesmo tomando todos os cuidados com ambiente, alimentação e diversas outras coisas, eventuais problemas de saúde causados por fungos, bactérias e germes podem surgir. Por isso, o anti-inflamatório Flamavet é a melhor opção para um tratamento de qualidade.

Portanto, você pode aquecer um pouco de água e fazer uma espécie de sauna com o felino, de forma que o vapor entre por suas narinas desobstruindo as vias respiratórias. O chuveiro também pode ser uma ótima alternativa. Basta ligar o chuveiro no quente e manter a porta do banheiro fechada.

A dose recomendada para cães e gatos é de 10,0 mg de amoxicilina e 2,5 mg de ácido clavulânico para cada kg de peso, duas vezes ao dia, o que equivale a um comprimido com 50 mg de princípio ativo para cada 4 kg de peso ou ainda, um comprimido com 250 mg de princípio ativo para cada 20 kg de peso, a cada 12 horas.

É um potente anti-inflamatório esteroidal recomendado para todos os tipos de inflamações. Alivia a dor nas disfunções musculoesqueléticas, proporciona melhora no quadro de afecções alérgicas e pode ser utilizado complementando a ação da medicação antimicrobiana. Indicado para cães e gatos.

Ajude-os a respirar
O vapor pode ajudar a soltar o muco nas vias aéreas. Então, deixar seu gato no banheiro quando você toma banho pode ajudá-lo a respirar mais facilmente.

Limpe os olhos e o nariz do felino: utilize gaze e soro fisiológico para limpar áreas como nariz e olhos do gato (é importante utilizar uma gaze para cada região e não a mesma para todas, para evitar contaminação).

“Quando a temperatura corporal está muito elevada, os felinos podem apresentar respiração ofegante; vermelhidão no nariz, naqueles que têm pigmentação clara nessa região; e ressecamento da narina”, completa. Porém Juliana alerta que o focinho quente e seco nem sempre é sinal de febre.