Como tratar hérnia umbilical em cachorro?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Somente um médico veterinário poderá avaliar cada caso e dizer o que deve ser feito. A cirurgia corretiva costuma ser indicada em ambos os casos, pois a hérnia menor pode aumentar com o passar do tempo e evoluir para um quadro maior.

Um dos locais mais comuns para o surgimento do problema é justamente na musculatura abdominal, permitindo a passagem de alguma alça intestinal, por exemplo. Por isso, a hérnia umbilical em cães pode ser muito perigosa.

De uma maneira geral, para um cão de porte médio, o custo do procedimento cirúrgico pode girar em torno de R$ 800,00.

Sabendo que não é possível ter como curar hérnia umbilical naturalmente, é preciso recorrer aos tratamentos clinicamente comprovados. O tratamento e cura da hérnia ocorrem por meio da cirurgia de hérnia, que pode ocorrer por meio de videolaparoscopia.

De que maneira a hérnia pode desaparecer? A hérnia pode desaparecer caso seja tratada com um procedimento cirúrgico. Esta é a única maneira de resolver a condição e acabar com os sintomas.

FICAR EM REPOUSO AJUDA A REDUZIR OS SINTOMAS EXISTENTES – Caso o paciente esteja com dor o repouso é a forma mais indicada para aliviar os sintomas. Só tome medicação caso tenha indicação do seu médico.

As hérnias irredutíveis são perigosas, pois podem resultar no estrangulamento e lesões em órgãos, impedindo o fluxo normal do sangue. É uma condição mais rara, mas requer uma cirurgia de emergência.

A hérnia umbilical em cães é um ponto fraco ou abertura dentro de uma massa muscular que permite que órgãos internos passem. O “buraco” normalmente se forma nos músculos da barriga do animal, local onde passam as vísceras e parte do intestino.

O excesso de peso (obesidade), realização de esforços violentos, (como levantamento de objetos pesados no trabalho), algumas atividades desportivas intensas (como a musculação), a tosse crónica (tosse persistente no tempo, originada por algumas doenças pulmonares – DPOC, etc.), a obstipação, a cirurgia abdominal prévia ...

“O ideal é sempre evitar movimentos que provoquem aumento da pressão intra-abdominal, como levantar peso, por exemplo. A dor deve ser um sinal de alerta ao praticar atividades físicas permitidas, como tênis e natação, em caso de sintomas é necessário parar a atividade imediatamente”, explica.

Se a hérnia é recente e pequena, provavelmente sim, porém, antes é preciso consultar um profissional. Hérnias pequenas e recentes não causam sintomas, só precisam ser acompanhadas e não precisam ser operadas com urgência. Porém, se a hérnia é volumosa, os riscos de estrangulamento são maiores e podem até levar à morte.

O preço do exame de ultrassom domiciliar (USG) está em R$ 230.

Fique atento ao horário: a cura do umbigo do animal deve ser realizada imediatamente após o seu nascimento. Utilize tintura de iodo a 10%. Portanto, a aplicação deve ser feita por três dias consecutivos e, se possível, mais de uma vez ao dia.

Este tipo de cirurgia só pode ser feito sob anestesia geral e a maioria dos cães vai se recuperar muito bem, geralmente, sem quaisquer efeitos colaterais ou problemas de hérnia futuro. Alguns medicamentos podem ser recomendados, além de o cão precisar de uns dias de repouso e cautela com os pontos.