Como tratar gengivite com aparelho?

Perguntado por: lourique2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A inflamação da gengiva também pode ser evitada, escovando-se os dentes, limpando aparelho e gengivas, depois de cada alimentação, usando-se soluções anti-sépticas, aromáticas e, à noite, após a última escovação, bochechos durante um minuto, de soluções que contenham fluoreto de sódio a 0,05%.

A melhor maneira de acabar com a gengivite rapidamente é mantendo uma higiene bucal correta e frequente. Uma escovação sem esforço e no mínimo após todas as refeições e o uso frequente de fio dental podem evitar a gengiva inflamada ao redor do dente, assim como outros sintomas dessa doença.

Você pode prevenir a gengivite da seguinte maneira:

  1. Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro;
  2. Alimentação correta para garantir nutrição adequada;
  3. Evitar cigarros e outras formas de tabaco;
  4. Ir ao dentista regularmente.

A adolescência é também a fase em que mais se iniciam os tratamentos ortodônticos e não é normal que a gengiva fique inchada com o aparelho. Tanto a falta de cuidados com a higiene quanto o mau posicionamento do aparelho podem causar a gengivite.

Os contraceptivos orais ou injetáveis também podem contribuir para o agravamento da gengivite, tal como a exposição ao chumbo, ao bismuto (muito utilizado nos cosméticos) ou a outros metais pesados como o níquel (usado em joias). Algumas doenças que podem causar ou piorar a gengivite devem ser tratadas ou controladas.

Gengivite – Tratamento Clínico Odontológico
O tratamento é focado em reduzir a inflamação local através de uma profilaxia (limpeza) que deve ser feita pelo dentista, removendo a placa bacteriana e qualquer outro resíduo alimentar. Essa remoção pode ser feita com instrumentos ultrassônicos, raspadores ou curetas.

Quem usa, em algum momento do tratamento já se incomodou, ou sabe que irá se incomodar com as peças da estrutura. Por mais que o ortodontista tenha todo o cuidado para evitar que isso ocorra, dias ou semanas após a manutenção, pode acontecer de uma ponta chatinha irritar a bochecha, lábio, língua ou gengiva.

Na maioria dos casos, a gengivite desaparece dentro de 10 a 14 dias. Se seu caso é mais grave, pode levar mais tempo para tratar. Cuide da sua saúde bucal para evitar que se repitam.

Usualmente é usado um medicamento ou remédio anti-inflamatório (ex. ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor.

Se você está na fase aguda da gengivite, além da higiene profunda e correta, você pode tentar aliviar a dor do local bochechando solução de água morna e sal, como um paliativo, enquanto você está aguardando a consulta do dentista.

Gengivite é o termo médico para inflamação da gengiva. É uma forma branda de doença da gengiva e tende a resultar em vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido gengival, principalmente ao escovar os dentes, usar o fio dental ou dar uma dentada em algo duro como uma maçã.

Comer balas, doces e outros alimentos com açúcar
Por isso, é importante não exagerar no consumo de alimentos cariogênicos, como balas, bolos, pães e massas. Eles também favorecem o surgimento de bactérias na boca.

Dicas valiosas para escovar os dentes com aparelho!

  1. Escove com atenção sem pressa. ...
  2. Não deixe o fio dental de lado. ...
  3. Enxaguantes bucais são excelentes aliados. ...
  4. Troque a escova com frequência. ...
  5. Mantenha as visitas regulares ao dentista.

Muco e alimentos se misturam com bactérias para criar um crescimento excessivo de placas. Com o tempo, a placa pode levar à doença gengival. Por consequência, surgem sintomas do acúmulo de placa podem incluir sensibilidade gengival, sangramento durante a escovação e coceira na gengiva.

A gengivite pode ser revertida ao se eliminar o tártaro e a placa bacteriana que causam a inflamação gengival. Seu dentista pode remover o tártaro ou cálculo dental que está irritando a gengiva ao realizar uma limpeza em seus dentes.

Uma das alternativas é o enxerto gengival. O dentista faz uma pequena cirurgia e posiciona uma porção de tecido no local em que a gengiva retraiu, assim, esse pedaço é enxertado e passa a fazer parte daquela região, devolvendo a proteção para o dente. Outra possibilidade é aplicação direta de resina na área exposta.