Como tratar fungos nas unhas de gel?

Perguntado por: tvasconcelos5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

O tratamento da micose de unha em geral é feito com o uso de antifúngicos, que podem ser orais ou pomadas, cremes e esmaltes. Porém, para evitar o uso exagerado de produtos químicos, também é possível preparar receitas caseiras e naturais de remédio para micose de unha.

Quais os primeiros sinais? “Inicialmente, são pequenos descolamentos da unha, ou mudança de sua coloração, tornando-se esbranquiçada, amarelada ou, em alguns casos, até amarronzada ou enegrecida, dependendo do tipo de fungo. Com o tempo, pode haver também um espessamento, ela fica grosseira e chega até a se deformar.

Os fungos podem aparecer ao deixar espaços entre a unha natural e a de gel causando acúmulo de umidade entre as camadas.

O uso prolongado do alongamento pode levar à fragilidade da unha, e também aumenta o risco de infecção por fungos e bactérias, por isso as pausas são importantes. Muitas vezes, com a retirada do alongamento, pode haver remoção de parte da queratina da unha”, destaca a dermatologista.

Entre os cuidados, a manicure aponta a manutenção a cada 15 ou 20 dias como essencial para evitar infiltração de água e outros agentes que possam levar a um quadro de infecção ou proliferação de fungos.

A duração do tratamento completo para eliminar micose de unha varia em média de seis meses a um ano, pois depende do crescimento das unhas, que é um processo lento. É fundamental que a pessoa não abandone o tratamento no meio, pois o problema pode recorrer.

O cloridrato de terbinafina é um medicamento com atividade antifúngica, que é atualmente o tratamento mais eficaz contra a micose das unhas (onicomicose).

Despeje uma chávena de vinagre de maçã numa tigela com água morna e mantenha as unhas emergidas com fungos por 20 minutos. Depois, seque-as bem. Repita o procedimento diariamente. Se a sua pele ficar irritada, reduza a periodicidade para cada três dias.

O alongamento de unha em gel dura em média 3 meses. Porém, durante esse período é necessário fazer manutenções a cada 20 dias. Isso acontece porque durante esse período a unha cresce, a manutenção serve para aplicar o gel na parte nova da unha.

uma infiltração pode levar a proliferação de fungos.

Basta mergulhar as unhas em uma mistura de vinagre com água quente (a medida é de um para dois) e deixar agindo de 15 a 20 minutos. Se a situação estiver mais crítica, não deixe de procurar um médico!

Canesten® Creme é um antifúngico utilizado no tratamento de infecções fúngicas da pele causadas por dermatófitos (fungos).

A síndrome da unha esverdeada é uma infecção por Pseudomonas, um tipo de bactéria. e cujas mãos ficam frequentemente na água ou expostas a agentes irritantes. O local em que a unha apresenta onicólise fica esverdeado.

Quais são os riscos do alongamento de unhas
Os procedimentos para o alongamento de unhas também podem colaborar para o desenvolvimento de fungos e bactérias (que acarretam outros problemas de saúde, como as micoses), e os produtos químicos podem trazer reações alérgicas, como a dermatite de contato.

Tratamento da micose
Normalmente, o tratamento consiste no uso de remédios por via oral, bem como o uso de esmaltes, cremes e loções antifúngicas diretamente no local. É um tratamento longo, que demanda disciplina e paciência, podendo durar de 6 meses a 1 ano, de acordo com o crescimento da unha.