Como tratar fratura de pelve?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

O paciente deverá fazer repouso, compressas de gelo e uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios prescritos pelo médico. Além disso, alguns pacientes podem caminhar com o auxilio de muletas ou andadores. A fisioterapia é indicada com a finalidade de se evitar a perda da mobilidade e a atrofia muscular.

A principal complicação da fratura pélvica é a hemorragia (por lesão na veia ilíaca), pode ser externa ou interna, ambas podendo evoluir para choque hipovolêmico.

De modo geral, as fraturas da pelve causam dor considerável na virilha, mesmo quando as pessoas estão deitadas ou sentadas, e que piora bastante quando tentam caminhar, apesar de algumas conseguirem.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

Ter uma boa alimentação
Por isso, durante o processo de recuperação é importante o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina C. Afinal, estes elementos são capazes de melhorar a cicatrização da fratura e a regeneração do osso fraturado.

A fratura no quadril é considerada uma das mais perigosas para o ser humano. Também conhecida como fratura do fêmur proximal, este tipo de lesão atinge 1,6 milhão de pessoas no mundo por ano; e estima-se que até o ano de 2050 este número deverá ser 6,3 milhões, devido ao envelhecimento natural da população.

Pontes:

  1. Deite-se no chão;
  2. Flexione os joelhos e coloque os pés no chão. Alinhe os joelhos com a largura dos quadris;
  3. Mantenha a lombar protegida, contraia os músculos do assoalho pélvico e levante os quadris do chão, sempre mantendo as costas retas.
  4. Segue essa posição por 10 segundos;
  5. Solte;
  6. Repita.

Existem diversas maneiras de estabilizar a fratura, sendo a estabilização externa passível de realização imediata. Em um cenário ideal poderíamos utilizar uma cinta pélvica, mas trazendo pra realidade do dia a dia, um lençol é suficiente.

Quando a articulação do quadril for danificada, o paciente pode ficar incapacitado para sempre. Nos casos em que há sangramento grave ou órgãos lesionados, a vida do paciente pode ficar em risco.

No procedimento, é feito o que se chama de redução, que consiste em colocar o osso ou a articulação no seu devido lugar, para, então, poder estabilizar a fratura com o uso de placas e parafusos a serem fixados no osso.

A pelve, popularmente chamada de bacia, é composta por dois ossos formados pela junção/fusão de três ossos, anteriormente pelo púbis e lateralmente pelo Ílio e Ísquio.

A dor é considerada crônica caso persista por mais de três a seis meses. A dor pélvica pode ser um sintoma ginecológico. Ou seja, ela pode ser provocada por um problema que afeta o sistema reprodutor feminino, ou pode ser causada por problemas no sistema urinário, digestivo ou musculoesquelético.

Quanto tempo leva para regenerar os ossos? Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo.

Trincado: esse é um termo popular utilizado para fraturas incompletas, menos graves, ou seja, ela não rompeu a cortical oposta, gerando uma fissura. Não confundir com o termo contusão. O trincado embora seja incompleto, não deixa de ser uma fratura. Essas são as principais diferenças entre cada um de seus termos.

Dependendo do caso do paciente, do local e se não for tratada, uma fratura no osso pode levar à necrose (morte de parte do osso), já que pode chegar a dificultar ou até mesmo interromper a passagem do sangue nos vasos sanguíneos para a região.

O processo inflamatório alcança seu ponto máximo em alguns dias, mas demora semanas para desaparecer. Este processo causa a maior parte da dor que as pessoas sentem logo depois de uma fratura.

O suco de couve e cebola para faturas é um excelente remédio caseiro, pois esses ingredientes são ricos em cálcio, que fortalecem os ossos e ajudam as fraturas a sararem mais rapidamente.

Cálcio: é comprovadamente eficaz contra fraturas, assim como a vitamina D. Encontrado em salmão, derivados do leite, nozes e castanhas e vegetais escuros.