Como tratar estiramento muscular na panturrilha?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Aplicar gelo ou compressas frias por 15-20 minutos, 3-4 vezes por dia durante as primeiras 48-72 horas; Use um envoltório elástico ou bandagem ao redor da área para minimizar o inchaço; Usar um travesseiro ou almofada para elevar a perna afetada, tanto quanto possível durante o dia e durante o sono a noite.

“Fazer compressas de água fria durante quinze minutos de três a quatro vezes por dia ajuda a reduzir o inchaço. Ademais, pomadas ou sprays podem aliviar a dor e potencializar a cicatrização muscular” – conclui.

A distensão afeta especificamente os tendões e a junção músculo-tendínea, que são as ligações entre um músculo e um tendão. Já o estiramento muscular ocorre após o músculo ser alongado além do seu limite, as fibras presentes no músculo sofrem lesões e causam dor e uma sensação de estalido.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

O ideal é utilizar apenas analgésicos ou relaxantes musculares para ajudar minimizar a dor e diminuir a tensão. No caso dos anti-inflamatórios, eles somente devem ser ingeridos se você já tiver recebido essa indicação de um médico.

Normalmente, o tempo de recuperação para um estiramento de grau leve a moderado é de duas a seis semanas, enquanto que um estiramento de grau mais grave pode levar de seis a doze semanas para se recuperar completamente.

Além disso, dependendo da gravidade da lesão, pode ser classificada da seguinte forma:

  1. Primeiro grau: leve dano às fibras musculares;
  2. Segundo grau: ruptura parcial do músculo;
  3. Terceiro grau: ruptura muscular total das fibras musculares.

Quando até 5 % das fibras musculares são rompidas. Não há inchaço, nem perda de função e a dor é menor.

Conheça os melhores suplementos para o pós-treino

  • Whey protein. O whey protein é um dos suplementos mais conhecidos e consumidos por praticantes de atividades físicas. ...
  • Glutamina. ...
  • Creatina. ...
  • D-Ribose. ...
  • Aminoácidos Essenciais.

O estiramento ou a distensão muscular acontece quando um músculo ou um tendão, que está preso ao osso, é submetido a um esforço que promove o rompimento das fibras musculares, o que gera inflamações locais. Pode apresentar dois tipos: a distensão aguda e a distensão crônica.

Os fatores predisponentes aos estiramentos são: deficiências de flexibilidade, desequilíbrios de força entre músculos de ações opostas (agonistas e antagonistas), lesões musculares pregressas, distúrbios nutricionais e hormonais, infecções, fatores relacionados ao treinamento, incoordenação de movimentos, técnica ...

O estiramento muscular pode ser classificado em três tipos:

  • Grau I: estiramento de até 5% das fibras musculares. ...
  • Grau II: lesão de 5% a 50% das fibras musculares. ...
  • Grau III: lesão de mais de 50% das fibras musculares com importante perda da função e presença de um defeito palpável.

Gelo e compressão
Colocar gelo na região afetada a cada três horas, por um período de 15 minutos a meia hora. Alternar gelo e calor a cada 15 minutos também pode ajudar com a dor, mas se o tempo não permitir tal tratamento intensivo, pelo menos se esforce para fazer gelo e um pouco de compressão local.

Classificação da lesão na panturrilha

  1. Grau I: Lesões leves, com ruptura de fibra muscular inferior a 10%. São as lesões mais frequentes. ...
  2. Grau II: Lesão moderada, com acometimento de até 50% das fibras musculares. ...
  3. Grau III: Ruptura completa, geralmente na transição entre o músculo e o tendão.

Abaixo listamos os relaxantes musculares mais conhecidos e apresentamos a composição de cada um deles.

  • 1 – Carisoprodol (Mioflex)
  • 2 – Ciclobenzaprina (Miosan)
  • 3 – Orfenadrina (Dorflex, Ana-Flex)
  • 4 – Tizanidina (Sirdalud)

Essa interação é bastante perigosa, uma vez que se algum relaxante muscular possuir anti-inflamatório. Além disso, vale lembrar que os relaxantes musculares causam sonolência em algumas pessoas. Em uma pessoa idosa, isso significa maior risco de quedas e acidentes.

Funciona basicamente assim: o contato com o gelo, ou com a água muito gelada, contrai os vasos sanguíneos e diminui a circulação, atuando como agente analgésico e antiinflamatório.

Os casos mais leves de estiramento muscular, podem melhorar em duas ou três semanas, mas os mais graves podem demorar de 6 meses a 1 ano. Quem vai dizer qual é o seu grau e quanto tempo vai durar o tratamento, é o ortopedista.

Evite as atividades que causaram o estiramento e as atividades que são dolorosas.

As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.