Como tratar estiramento do ligamento colateral medial?

Perguntado por: halmada . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Aplicação local de gelo: A maneira correta de gelo uma lesão é a utilização de gelo diretamente para a área lesada por 15 a 20 minutos. Órtese: O seu joelho deve ser protegido contra a mesma força lateral que causou a lesão. Pode ser necessário alterar as suas atividades diárias para evitar movimentos arriscados.

Em geral, os sintomas duram não mais que três semanas. Grau 2: Em uma lesão de grau 2 a distensão é maior, existem rupturas de algumas de suas fibras. Os sintomas podem durar de 6 a 8 semanas. Até aqui, chamamos de estiramento do ligamento colateral lateral.

A fisioterapia é uma parte fundamental para o tratamento bem sucedido das lesões ligamentares colaterais mediais. Um fisioterapeuta pode ajudar o paciente a progredir durante o tratamento, prescrevendo exercícios específicos para ajudar recuperar a amplitude de movimento, força muscular e estabilidade do joelho.

Fisioterapia para Ligamento Colateral Medial (LCM)
O uso de uma bicicleta ergométrica se faz necessário nesse caso para aumentar a amplitude de movimento da articulação. Além de aplicar o ultrassom que causa efeito de analgesia na área afetada, ajudando na recuperação.

Tratamento não cirúrgico
Recursos regenerativos como laser e ultrassom por todo o trajeto do ligamento; Manutenção de todo o arco de movimento do joelho; Programa de fortalecimento do músculo da coxa.

Algumas medidas podem acelerar o processo de recuperação:
Fazer repouso e evitar atividades ou movimentos. Elevar o membro acima do nível do coração. Massagear a musculatura periférica. Aplicar pomadas anestésicas.

Tratamento do estiramento
É fundamental a aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área, para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios.

Normalmente, o tempo de recuperação para um estiramento de grau leve a moderado é de duas a seis semanas, enquanto que um estiramento de grau mais grave pode levar de seis a doze semanas para se recuperar completamente.

Os casos mais leves de estiramento muscular, podem melhorar em duas ou três semanas, mas os mais graves podem demorar de 6 meses a 1 ano. Quem vai dizer qual é o seu grau e quanto tempo vai durar o tratamento, é o ortopedista.

Quais os sintomas de uma lesão do ligamento colateral medial? A lesão do LCM provoca dor na região interna (medial) do joelho, após um trauma. A dor em geral é forte, e pode haver dificuldade para andar logo após a lesão. A dor é pior com movimentos em valgo (para dentro) do joelho.

Os medicamentos anti-inflamatórios mais comuns para dor no joelho são: diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, piroxicam, meloxicam, tenoxicam, naproxeno, aceclofenaco, trometadol, etodolaco, indometacina, rofecoxib, parecoxib, celecoxibe, etoricoxibe, ácido tranexâmico, ácido mefenâmico, flurbiprofeno, ...

Tudo dependerá do grau de gravidade da lesão, sendo que nas mais leves é possível retomar as atividades quando não houver mais dor e for possível movimentar o músculo normalmente.

O ideal é utilizar apenas analgésicos ou relaxantes musculares para ajudar minimizar a dor e diminuir a tensão. No caso dos anti-inflamatórios, eles somente devem ser ingeridos se você já tiver recebido essa indicação de um médico.

É possível tratar? Com certeza, mas é muito importante após o tratamento inicial (gelo, repouso, elevação e imobilização) iniciar a recuperação do movimento ativo, sem dor. Alongamentos e alguns exercícios específicos podem ajudar a recuperação dos movimentos funcionais e deixar o músculo apto para retomar à prática.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.