Como tratar escaras no calcanhar?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Lave a lesão com soro fisiológico em jatos, limpando também a pele ao redor da ferida. É importante que o soro fisiológico esteja em temperatura ambiente ou levemente aquecido. Isso ajuda no processo de cicatrização.

Tratamento inicial
Caso a região esteja apenas vermelha, deve-se massagear a região com óleos ou cremes hidratantes. Mas, se a ferida se rompeu, o ideal é lavá-la com soro fisiológico 0,9% morno, aplicar os remédios e produtos para pele prescritos pelo médico e fazer o curativo.

Se quiser cicatrizar as escaras mais rapidamente, esse é o procedimento certo a ser feito. Existem pomadas e óleos especiais que podem ser encontrados nas farmácias e podem ser aplicados em escaras superficiais para tratá-las ou preveni-las. Uma ótima forma de prevenção é usar creme hidratante na pele também.

Hidrogel com alginato pomada para escaras 85g - curatec*

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

O banho deve ser realizado com sabonete neutro e após o banho a hidratação da pele precisa ser realizada com creme emoliente e um creme de barreira para as partes íntimas. Além das regulares mudanças de decúbito, avaliações diárias da pele do paciente devem ser realizadas para antecipar escaras.

Tratamento de feridas
Mantenha a área da úlcera limpa e troque o curativo da úlcera, conforme instruído para estimular a cicatrização. Beba sempre muitos líquidos, faça uma dieta saudável e descanse e se exercite adequadamente. Uma boa saúde geral acelerará seu processo de cura.

Modo de uso

  1. remova a película branca;
  2. fixe o curativo na lesão;
  3. remova a película transparente puxando-a na direção das setas;
  4. evite remover o adesivo até que o mesmo saia sozinho.

Sinais de Melhora: A ferida fecha-se de fora para dentro. Quando está cicatrizando corretamente, ao redor dela vão surgindo pequenos grânulos vermelhos, parecidos com amora.

Segundo Murandu, o tratamento se resume a botar açúcar no machucado e cobrir com um curativo. Os grãos absorvem toda a umidade que permitiria a proliferação de bactérias. E, sem bactérias, a ferida cicatriza mais rápido. O pesquisador conseguiu demonstrar tudo isso em testes de laboratório.

Em algumas circunstâncias, o ideal é enfaixar a região afetada para melhor resultado sem, contudo, apertar demais a área protegida. Algumas medidas acessórias e detalhadas referentes a estes procedimentos devem ser praticadas no tratamento de escaras.

Importante: não use água oxigenada na lesão, pois ela pode danificar ainda mais a pele. E mantenha a ferida coberta com um curativo especial, para evitar infecção e manter o ambiente úmido, fundamental para a cicatrização.

Se a gaze que colocou ficar grudada no machucado, jogue água oxigenada 10 volumes por cima da gaze até que ela se solte do machucado. Não há necessidade de utilizar antissépticos. No entanto, estes podem ser usados, após a limpeza com água e sabão que é o mais importante.

Aplicar Óleo de Girassol Dermaex nos locais desejados sempre que necessário. Para PREVENIR úlceras de pressão (escaras), passar na pele limpa de 3 a 4 vezes ao dia, principalmente nas áreas mais fácies de aparecer feridas (ombros, cóccix, costas, lateral externa da coxa, calcanhar e joelhos).

O Gel Cicatrizante Dersani Hidrogel é indicado para feridas secas, periféricas ou profundas, com ou sem infecção, com necrose ou esfacelo, causadas por: Úlceras venosas e arteriais. Úlceras por pressão. Queimaduras de primeiro grau.

Para obter sucesso no tratamento, deve ser observado o seguinte: Kollagenase deve ter um contato pleno com toda a área lesada; a pomada deve ser aplicada uniformemente, com espessura de cerca de 2 mm, uma vez ao dia. Não há uma dose fixa do medicamento, uma vez que a dose a ser utilizada depende do tamanho da lesão.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

O iodeto de timol é utilizado como agente antisséptico, auxiliando na cicatrização das feridas. Modo de usar: Uso Externo. Sobre a pele limpa e seca, polvilhar Cutisanol Pó diretamente nas partes afetadas, de 3 a 5 vezes ao dia.

Os sabonetes líquidos são a melhor opção para os banhos de pessoas com peles secas, ressecadas ou sensíveis, pois podem ter seu pH ( índice de acidez), na faixa de 5,5, considerado pH fisiológico, o que é muito bem aceito pela pele.

O principal causador de escaras é a falta de movimentação no leito. A pressão constante no mesmo ponto diminui a circulação sanguínea, deixando a pele fragilizada e evoluindo para a formação de feridas. E é justamente por esse motivo que as escaras são mais comuns em idosos.