Como tratar epididimite aguda?

Perguntado por: icunha6 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Epididimite tem tratamento? O tratamento depende da causa e pode incluir antibióticos por via oral, repouso no leito, analgésicos, anti-inflamatórios e aplicação de bolsas de gelo sobre o escroto.

Como tratamento sintomático, pode-se indicar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno 600 mg, de 8/8 horas.

Após ter apresentado corrimento uretral que evoluiu para uma epididimite aguda, procurei um médico e foi receitado 500mg de ceftriaxona mais 1g de azitromicina e 14 dias de ciprofloxacino.

Causas da Epididimite
A epididimite pode ser causada por uma infecção do trato urinário e da próstata, mas é mais comumente contraída através de doenças sexualmente transmissíveis (DSTS), como um efeito colateral da contaminação por gonorreia e clamídia.

Caso a epididimite seja tratada incorretamente ou negligenciada, a doença pode se tornar crônica, provocando dores constantes e exigindo cuidados especiais. Uma das consequências da doença é a redução da fertilidade, portanto todo o cuidado deve ser tomado quando forem percebidos sintomas.

Geralmente na epididimite o mais comum é o paciente sentir dor testicular , vermelhidão e endurecimento localizado no testiculo acometido. O tempo para haver melhora da sintomatologia dependerá da gravidade da infecção. De forma geral, em até 15 dias os sintomas estão resolvidos.

As causas mais comuns da epididimite são as bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis em homens mais jovens e adolescentes, e os bacilos coliformes Gram-negativos nos homens mais velhos. A sensibilidade afeta o epidídimo e muitas vezes o testículo.

Por fim, a detecção da doença pode incluir, ainda, exames de imagem, como a ultrassonografia dos testículos e a ressonância magnética para saber se a doença atingiu outras estruturas, além dos epidídimos. Esses exames também podem investigar outros problemas que possam ter sintomas parecidos com a epididimite.

Como tratar: normalmente são usados remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, para aliviar os sintomas. Mas também é necessário fazer repouso e beber bastante água durante o dia para ajudar o corpo a eliminar o vírus.

O cetoprofeno é um anti-inflamatório e pode melhorar os sintomas de dor e aumento do volume do testículo porém pode não estar tratando a causa da sua inflamação. Além disso o uso de anti-inflamatório por muitos dias pode causar problemas gástricos e renais.

O ciprofloxacino é uma boa opção de antibiótico no tratamento da orquite, porém pode falhar em algumas situações de bactérias específicas não cobertas por este antibiótico.

Entre as mais comuns estão as doenças sexualmente transmissíveis ou as infecções sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a clamídia. Ainda, quando o organismo está combatendo outras infecções, como a tuberculose ou uma infecção urinária, por exemplo, o epidídimo também pode se inflamar e resultar na epididimite.

Ao mesmo tempo que pode provocar infertilidade, se não for tratada, a epididimite pode ainda causar outras complicações, entre elas a inflamação dos testículos, condição conhecida como epidídimo-orquite, e a formação de abscesso na região escrotal.

Após um processo inflamatório / infeccioso do epidídimo (epididimite) é aconselhável aguardar cerca de 15 a 20 dias antes de se iniciar atividade física intensa. Esse é um período razoável para que se aguarde a melhora da dor e da inflamação local.

Epididimite é a inflamação do epidídimo (o tubo espiralado no alto do testículo que fornece o espaço e o ambiente para o esperma amadurecer), e orquiepididimite é a inflamação do epidídimo e dos testículos. Os homens podem apresentar inchaço, sensibilidade ao toque ou dor.