Como tratar ducto entupido?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Uma das técnicas para desentupir é a mãe amamentar em quatro apoios, deixando a mama para baixo. Ela deita o bebê na cama e leva a mama na boca do bebê pois assim facilita a drenagem do leite. Se você sentir nódulos nas mamas, pode fazer calor local (compressa aquecida na região) e massagem, inclusive durante a mamada.

É constituída por um conjunto de 15 a 20 unidades funcionais conhecidas como lobos mamários, representados por 20 ductos terminais que se exteriorizam pelo mamilo.

Fazer compressas – As compressas mornas na região das mamas é um dos recursos que mais trazem alívio para as mulheres em relação à dor. Cuidados com a alimentação no período pré-menstrual – Evitar alimentos ricos em sal é uma das medidas que ajudam a reduzir o inchaço nas mamas.

Essa massinha branca no "bico do peito" pode ser apenas o acúmulo de uma "pelezinha" que sai dessa região de tempos em tempos. O que valorizamos de secreção saindo pelo mamilo, é a saída espontânea de secreção da mama que suja seu sutiã ou roupa.

Na mastite, a compressa quente ou morna é proibida. Caso a mama estiver quente e dolorida pode ser utilizada compressa fria que promoverá redução do edema devido a vasoconstrição e melhora da dor.

O duto obstruído (ou bloqueado) é quando a área da mama em que o leite desce fica obstruída. Os poros dos mamilos podem estar bloqueados (muitas vezes chamado de bolha de leite) ou ainda a obstrução pode ser mais para trás, no canal do leite. O duto obstruído normalmente vem de forma gradual e afeta apenas uma mama.

Pode ser por conta de um ingurgitamento extremo, pelo uso de pomadas/cremes, de absorventes, por grande intervalo entre as mamadas, por amamentação de horário fixo e restrito com esvaziamento insuficiente, ou por pressão sobre as mamas (sutiãs apertados, slings, bolsas pesadas em ombros), fadiga e/ou estresse materno.

Certifique-se de que seu bebê se encaixe corretamente durante as mamadas. Se houver sinais de leite empedrado, faça massagens, aplique compressa quente e garanta que o bebê consegue esvaziar esse seio.

Comece fazendo uma massagem com movimentos circulares e profundos na mama em torno de 5 minutos (não é carinho, tem que ser profundo mesmo). Por que isso? Porque esse leite que está viscoso precisa ficar mais fluído para você ordenhar com mais facilidade.

A ressecção dos ductos principais da mama é a cirurgia utilizada no diagnóstico e tratamento do fluxo papilar suspeito (“secreção mamária”). O procedimento consiste na retirada dos ductos mamários (canos que transportam o leite durante a amamentação) que estão localizados atrás da aréola e mamilo.

O envelhecimento altera a composição das mamas. São mudanças normais, mas às vezes podem acabar bloqueando o ducto de leite e provocar, assim, uma inflamação. O tabagismo parece estar associado a esse alargamento dos ductos de leite.

É possível remover esse pontinho branco esfregando cuidadosamente uma toalha úmida após o banho ou ainda furar a bolinha branca com uma agulha fina, esterilizada. Além disso, outra medida eficaz a ser adotada é oferecer com frequência a mama afetada e variar as posições de mamada.

Os principais sintomas dos abscessos da mama são dor, hiperemia (vermelhidão) e edema (inchaço). Qualquer alteração no seio deve ser avaliada por um profissional médico. O tratamento começa menos invasivo, com antibióticos de amplo espectro que cobrem os organismos mais comuns.

Eritromicina, 250 mg por via oral a cada 6 h, é administrada com menos frequência. Caso a paciente não melhore e nenhum abscesso se desenvolva, deve ser considerada vancomicina, 1 g IV a cada 12 h, ou cefotetana, 1 a 2 g IV a cada 12 h, para cobrir organismos resistentes.

Durante a puberdade, seus ovários começam a produzir o hormônio feminino estrogênio. Isso faz com que seus mamilos cresçam e suas auréolas escureçam.

Se a pele subjacente estiver comprometida (por exemplo, isquemia ou necrose extensa) ou nos casos em que o abscesso não responde à antibioticoterapia e aspiração por agulha após 3 a 5 tentativas, a drenagem cirúrgica é indicada.

A mastite é uma inflamação dos tecidos da mama. Mulheres que amamentam estão mais sujeitas a esse problema, mas ele pode atingir até mesmo os homens. Em alguns casos, ela é causada por infecções por bactérias. Na gestante, a mastite pode ser causada por acúmulo de leite nas mamas.