Como tratar doenças do limoeiro?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

As folhas do limoeiro estão cobertas com um fungo preto chamado fumagina, cuja ocorrência está atrelada a insetos sugadores, como os pulgões. Recomenda-se monitorar a incidência da praga para, quando detectá-la, utilizar inseticidas específicos, que podem ser obtidos em casas agropecuárias com receituário agronômico.

As principais pragas do limoeiro

  • Ácaros.
  • Cochonilha (lapa)
  • Lagarta mineira.

Em plantas de citros, como por exemplo, limão, laranja e bergamota, além dos inseticidas naturais, você pode aplicar uma solução de leite cru a 30%.

Experimente usar um chá forte de cavalinha, uma erva medicinal super potente. Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês.

Folhas enrugadas em pomares de limão podem ser resultantes do ataque de pulgões, larva-minadora ou deficiência mineral. Nos limoeiros e em outras plantas os pulgões normalmente excretam o excesso de substância açucarada que sugam (seiva), atraindo formigas que acabam esparramando o líquido pela superfície da folha.

  • Gomose Melanose. Verrugose Podridão de frutos.
  • Rubelose Estrelinha. Antracnose Pinta preta.
  • Mancha de Alternária. Fungos de revestimento.

O limoeiro é uma árvore que precisa de luz e umidade, por isso você deverá plantá-la em um lugar onde pegue bastante sol e regá-la assiduamente.
...
Vai precisar de:

  1. Adubo rico em nutrientes.
  2. Sementes de limoeiro.
  3. Água.
  4. Tesoura de podar.
  5. Alicates.

Para constatar se o limoeiro apresenta verrugose, basta procurar manchas escuras nas hastes de plantas novas. No início do ataque, as manchas são pequenas, com formato irregular e coloração púrpura a negra.

Geralmente, a melhor época para podar esta árvore são os primeiros meses do ano — janeiro e fevereiro — e os primeiros meses do verão (junho e julho). Mas isto pode variar em função do estado da árvore. Quando o limoeiro é jovem, pode-se podar em qualquer altura do ano, sempre que não exista o risco de geadas.

Tipo de sintoma: Mancha escura foliar, mofo preto. Sintomas: A ocorrência da fumagina está associada ao ataque de pragas, como por exemplo, as cochonilhas. Estes insetos produzem secreções açucaradas sobre a planta que servem de alimento para o fungo.

Fumagina é a manifestação de alguns fungos, que se alimentam de uma substância açucarada vinda de algumas pragas. O controle pode ser feito com óleos minerais, inseticidas químicos e também com a retirada dos ramos, folhas e frutos atacados.

O que deve ser feito? Antes de aplicar qualquer fungicida, precisamos efetuar o controle dos insetos, aplicando um FORTH Inseticida ou mesmo o FORTH Mata Cochonilha. E após 3 dias, efetuar aplicação do FORTH Fungicida. Com estes tratamentos, será possível controlar tanto o inseto quanto o fungo.

E porque o vinagre ajuda a remover ferrugem das ferramentas: O vinagre contém tipicamente 5-20% de ácido acético por volume. O ácido acético é produzido pela fermentação de etanol ou açúcares por bactérias ácidas acéticas e é um excelente agente removedor de ferrugem e outros depósitos.

Misturando limão e bicarbonato de sódio
A ação do bicarbonato de sódio sobre o ácido cítrico do limão forma gás carbônico. Justamente, esse é o responsável por promover a limpeza das peças com ferrugem.

Quando as ferramentas estiverem enferrujadas, uma dica para tirar ferrugem é usar os truques caseiros, como o uso do vinagre branco ou limão e bicarbonato. O vinagre, como vimos, é usado na remoção de ferrugem de diversos materiais, podendo ser usado também em suas ferramentas como alicates e chaves.

Assim como para outros tipos de praga, a solução para acabar com os psilídeos é utilizar inseticida. Além disso, também é recomendável prestar atenção nos períodos após a aplicação para evitar que a praga retorne.

a falta de nitrogênio é. um dos principais fatores que também podem causar o amarelamento das Folhas afetando Primeiro as folhas da parte de baixo ou seja as folhas mais velhas e com o passar do tempo vai se espalhando. as folhas mais novas também.

Ferro. Sintomas de clorose de ferro, ou amarelamento no citros, primeiramente aparece em folhas jovens. Sob deficiência severa, as folhas quase adquirem coloração branca, ficam atrofiadas e caem prematuramente. A cultura do limão é mais sensível à deficiência de ferro do que laranjas e toranjas.

Bicarbonato de sódio – O bicarbonato age como um antifúngico eficiente contra bolor, rhizoctonia solani, cogumelos ascomycota e míldio. Basta misturar 1 litro de água, 10 ml de leite e 1 grama de bicarbonato em um recipiente para borrifar e aplicar diretamente nas folhas, troncos e galhos.