Como tratar dama da noite em vaso?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os cuidados para com a dama-da-noite em vaso são simples: deve ser adubado com adubo orgânico para que ele fique fértil, deve possuir grande capacidade de vazão de água (isso pode ser resolvido com cacos de telha no fundo do vaso, antes da terra e adubo, neste caso não use a areia para ajudar na vazão da água pois a ...

Como cuidar de dama da noite
Iluminação: coloque em ambientes iluminados e quentes, porém, sem receber a luz do sol diretamente, prefira a meia sombra. Regas: sempre observe o solo antes de regar. Se estiver seco, regue. O excesso de água pode apodrecer as raízes da planta.

“É uma planta da família dos cactos originária do México que floresce na primavera, quando as flores de fato duram apenas uma noite.

Luz. Com fácil desenvolvimento, é bom deixar a árvore da dama-da-noite em um local com muita incidência solar, sendo que a planta cresce muito mais com luz direta do sol, mas suas flores se desenvolvem mais com meia sombra e só florescem durante a noite e com flores mais desenvolvidas também são atenuados os aromas.

Dama-da-noite não requer muita poda. Remova flores e galhos murchados para que a planta use nutrientes em um crescimento saudável.

Essa dama da noite pode ser plantada em vasos, em solo rico em nutrientes com adubo orgânico, leve e bem drenado. Deve se mantido a meia-sombra ou exposição direta ao sol por, no máximo, 6 horas.

Mudas. Para fazer mudas de Dama da Noite, basta cortar estacas de 30 cm da parte lenhosa e plantar em saquinhos. O processo de plantio deve ser realizado durante a primavera, quando os ramos estão mais bonitos e saudáveis. O cultivo da Dama da Noite também pode ser feito através das sementes geradas pelas flores.

Ela gosta de se vestir com preto e dourado. A Pomba Gira Dama da Noite fala com voz doce e meia e são extremamente ágeis na hora de realizar trabalhos.

A Dama-da-Noite é utilizada tanto no paisagismo como na perfumaria. Segundo dizem, o óleo essencial é utilizado para manter o vigor sexual. Em sua utilização como planta ornamental pode ser utilizada junto a cercas para recobri-las. Pode ser conduzida através de podas e tutoreamento, sendo utilizada como trepadeira.

A dama-da-noite tem pétalas em formato de cálice, com terminações que fazem parecer estrelas. A maioria é branca, havendo uma variedade de flores amarelas. Enquanto fechadas, são flores que têm uma coloração esverdeada. Toda flor dama-da-noite tem pelos nas aréolas e espinhos são raros.

Se você tem Dama da Noite em casa, a recomendação é fazer a poda especialmente após a floração. Isso pode ser feito no verão ou mesmo na primavera.

Chama-se Dama da Noite porque desabrocham somente à noite, por volta das 23h, e sua duração é de uma só noite, que é o período que os insetos noturnos fazem a polinização. Ao amanhecer ela se fecha para não mais retornar. Floresce do meio ao final do verão.

Se as folhas ficarem amarelas é sinal de excesso de água, por outro lado podem suportar alguma secura desde que não superior a 50%. Se murchar um pouco não é grave, mas antes de regar de novo, deixe secar a superfície do solo de modo a que visualmente este lhe pareça seco, e só depois regue novamente com moderação.

O nome deriva do fato de que as flores abrem apenas no final da tarde e exalam um aroma inconfundível, que toma conta de todo o ambiente. A função do perfume é atrair polinizadores, principalmente a mariposa.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.