Como tratar Clamidiose em aves?

Perguntado por: alima . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O tratamento de escolha para clamidiose consiste do uso de tetraciclinas, sendo a doxiciclina o fármaco de eleição para o tratamento. Trata-se de um antibiótico bacteriostático e presume-se que atue apenas durante a fase de replicação da bactéria.

Com correto diagnostico e tratamento é possível a cura desta patologia. O protocolo realizado à base de gentamicina, dexametasona, borgal, avitrin e inalação, juntamente com melhora da dieta e manejo sanitário demonstrou-se eficiente no tratamento da clamidiose.

A clamidiose ou ornitose é uma doença infecciosa, causada pela Chlamydophila psittaci, uma bactéria intracelular obrigatória com distribuição cosmopolita. Acomete aves e mamíferos, e constitui-se em uma das principais zoonoses de origem aviária.

Tanto o Gentatec® quanto o Chemitril® devem ser prescritos por veterinário que faça o controle e manuseio da produção aviária. Ao seguir corretamente as informações da bula, os responsáveis garantem a administração correta dos antibióticos para aves, melhores resultados produtivos e mais segurança ao consumidor final.

A clamídia é transmitida de pessoa para pessoa durante o sexo sem proteção. Pode ser transmitida através do sexo vaginal, anal e oral. Também pode ser passado aos olhos por uma mão ou outra parte do corpo umedecida com secreções infectadas.

Essa é uma infecção considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para humanos, e nos animais causa sintomas como prostração (fadiga), anorexia, apatia, desidratação, diarreia e secreção ocular e nasal.

Tratamentos alternativos têm sido descritos com o uso de macrolídeos e quinolonas, dentre eles a azitromicina e enrofloxacina. SACHSE et al. (2010) demonstraram a eficácia, in vitro, do tratamento em calopsitas, com azitromicina a cada 48 horas, durante 21 dias, na dose de 40mg kg-1.

POSOLOGIA: Tratamento individual: 20 gotas para cada bebedouro de 50 mL. Tratamento coletivo: diluir 20 ml para 1 litro de água e distribuir uniformemente para todas as aves.

O Antibiótico Avitrin Coveli é indicado para tratamento e controle das infecções bacterianas do trato respiratório e entérico das aves, produzidas por staphylococcus aureaus, chlamydia psittacci, salmonella ssp e escherichia coli, infecções essas responsáveis pelo aparecimento de corrimento nasal, diarreias, fraqueza, ...

A dose recomendada é de 15-20 mg de trihidrato de amoxicilina por kg de peso corporal durante 3 dias consecutivos ou, em casos severos, durante 5 dias consecutivos. Para assegurar uma dose correta, deverá determinar-se o peso vivo o mais corretamente possível de forma a evitar subdosagem.

A clamídia é transmitida, principalmente, pelo contato sexual (oral, vaginal ou anal) desprotegido. Portanto, a melhor forma de prevenção é utilizar preservativo.

A Psitacose é uma zoonose transmitida aos humanos pelos psitacídeos, ou seja, calopsitas, papagaios, maritacas e periquitos. Nos animais a doença se manifesta como Clamidiose e pode ser fatal. Já nos humanos a enfermidade traz sintomas que nem sempre são associados com as aves.

O Antibiótico Avitrin Sulfa é indicado para o tratamento e controle das infeções bacterianas do trato digestivo, atuando contra cólera aviária, salmonelose e coccidiose.

Terramicina® Pó Solúvel com Antigerm 77 é indicada para o tratamento de diarréias (cursos) enterites cólera aviária tifo aviário pulorose doenças respiratórias (pneumonia bronquite coriza infecciosa) em bovinos ovinos caprinos suínos aves e coelhos.

Aves menores: 2 a 3 gotas, no bico, a cada 12 horas; Aves maiores: 3 a 5 gotas, no bico, a cada 12 horas. Atenção: Antes de utilizar sempre leia as instruções que acompanham o produto (bula ou rótulo).