Como tratar cisto na glândula pineal?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A remoção cirúrgica de cistos pineais sintomáticos pode conduzir a uma melhoria ou desaparecimento dos sintomas, na maior parte dos casos. As técnicas cirúrgicas para remoção dos cistos pineais sintomáticos incluem craniotomia, endoscopia e aspiração estereostática.

O cisto pineal é um tumor que se forma na glândula pineal (responsável por controlar a função de diversos hormônios do corpo, especialmente a melatonina).

Regular seus ciclos e hábitos de vida também é uma importante maneira de manter uma rotina adequada com os ritmos da luz solar. Dormir todos os dias no mesmo horário, por exemplo, contribui com a higiene do sono e favorece a correta produção dos hormônios sintetizados pela glândula pineal.

O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Não necessariamente, já que a maioria dos cistos ovarianos são benignos e os responsáveis por causar sintomas na mulher. Porém, quando o cisto é maligno, geralmente cresce silenciosamente, sem sintomas aparentes. Nesses casos, o cisto no ovário é perigoso, pois costuma ser descoberto apenas em estágios mais avançados.

A glândula pineal é a responsável pela produção e secreção de melatonina no nosso organismo. Este é um hormônio fundamental para a indução ao sono, estando diretamente relacionado à regulação do metabolismo no dia a dia, incluindo períodos de descanso ou atividade plena.

Para manter a saúde do seu cérebro e consequentemente evitar o envelhecimento e a calcificação da glândula pineal, é importante evitar o grande consumo de açúcar branco e conservantes. Também é bom frisar que pesticidas e agrotóxicos causam esse fenômeno, então opte sempre pelos alimentos orgânicos.

A maioria dos calázios tendem a se resolver espontaneamente, desaparecendo sem tratamento em cerca de 2 a 8 semanas.

A causa exata dos grandes cistos pineais é desconhecida. Uma teoria sugere que ocorrem influências hormonais durante a gravidez ou menstruação que podem desempenhar um papel relevante no desenvolvimento destes cistos em mulheres jovens.

Podem causar dor em caso de tamanho elevado, além de febre em caso de infecção. A possibilidade de surgimento de cisto renal aumenta conforme a idade avança. Mas há também doenças que podem aumentar essas chances, como as genéticas.

Wynny pontuou cinco alimentos que podem ajudar:

  • Aveia. “A aveia é um dos poucos alimentos que contêm melatonina, a substância produzida pela glândula pineal, localizada no cérebro, que é mais conhecida como hormônio do sono”.
  • Grãos integrais. ...
  • Banana. ...
  • Castanhas e sementes. ...
  • Frutas vermelhas.

melatonina

A glândula pineal, ou epífise, é a produtora do hormônio melatonina, relacionado aos ciclos circadianos e diversas outras funções, como a reprodução.

A glândula responde a estímulos luminosos, sendo controlada pela quantidade de luz percebida pelo organismo. A escuridão provoca a secreção de melatonina e peptídeos, os quais provocam mudanças na atividade secretora de diversos órgãos.

Em situações raras, o cisto pode sofrer uma ruptura, por causa de traumatismo craniano no local. Em geral, a grande maioria dos cistos de aracnoide é apenas achados de exames de imagem do cérebro.