Como tratar borderline sozinha?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Além do tratamento psicoterápico e farmacológico, borderlines podem buscar alívio dos sintomas por meio de hábitos de vida saudável, como boa alimentação e prática de atividades físicas. Hobbies também são importantes, atividades que não são terapias, mas são terapêuticas.

Na maioria das vezes, a crise dura poucas horas. É uma explosão. Outra característica importante é que o borderliner não sabe lidar com o êxito.

Transtorno Borderline e o Cérebro: Amígdala
Quanto menor a amígdala, mais hiperativa. Isso significa que quando as pessoas com Transtorno da Personalidade Borderline experimentam uma emoção, elas o fazem com mais intensidade do que a população em geral, e o período de “esfriamento” leva muito mais tempo.

O medo do abandono também causa grande sofrimento para que tem Transtorno de Personalidade Borderline. Qualquer possibilidade de quebra de vínculo afetivo pode trazer reações negativas e afetar o bem-estar do indivíduo. Em alguns casos, esses sentimentos podem decorrer, inclusive, de sensações imaginárias de abandono.

Esse tipo de intensidade emocional em relacionamentos pode ser muitas vezes observado em pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline, os quais têm uma tendência característica a se apegarem e criarem uma dependência emocional por alguém.

Quem tem borderline é manipulador ou mente muito? Por conta do comportamento mais agressivo e a instabilidade emocional dos pacientes borderlines, é comum que muitas pessoas o vejam como manipuladores ou calculistas, mas essa não é uma verdade.

Comportamentos impulsivos podem incluir o consumo de drogas, álcool, sexo sem proteção e compulsão alimentar. Muitas vezes, os borderlines realizam atos impulsivos com o objetivo de gerar alívio ou relaxamento momentâneo.

TIPOS DE BORDERLINE:

  • Borderline Desencorajado. O paciente diagnosticado com o tipo Borderline Desencorajado é aquele que tem tendência ao isolamento e submissão. ...
  • Borderline Petulante. ...
  • Borderline Impulsivo. ...
  • Borderline Autodestrutivo.

A crise de borderline é um episódio severo que pode ocorrer com as pessoas que sofrem com o transtorno, sendo acompanhada por uma forte paranoia e raiva excessiva, às vezes incontrolável.

Contudo, o estabilizador de humor (como lítio ou lamotrigina) é uma alternativa medicamentosa indicada para grande parte dos casos de transtornos de ansiedade, depressão, transtorno bipolar e borderline.

Eventos aparentemente comuns podem desencadear sintomas. Por exemplo, as pessoas com Síndrome de Borderline podem sentir-se irritadas e angustiadas por pequenas separações – como férias, viagens de negócios ou mudanças bruscas de planos – de pessoas a quem se sentem próximas.

Não existe uma causa específica para quem desenvolve a síndrome de borderline, sendo as crises geralmente manifestadas após conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, que podem ser experiências como de morte ou separação, até abuso sexual – principalmente na infância e/ou adolescência.

Por mais que o paciente borderline também tenha oscilações de humor, elas são mais instáveis e efêmeras, diferentemente do que ocorre na bipolaridade, em que há dois polos bem marcados que duram um período maior. O primeiro desafio que um portador enfrenta é conseguir um diagnóstico.

Dentre os tipos classificados por ele, falaremos de Borderline impulsivo, petulante e autodestrutivo.

Um medo intenso de abandono, mesmo indo a medidas extremas para evitar a separação ou rejeição real ou imaginária. Um padrão de relacionamentos intensos instáveis, como idealizar alguém em um momento e, de repente, acreditar que a pessoa não se importa o suficiente ou é cruel.

Além do tratamento com fármacos, é necessário manter acompanhamento psicológico para realizar psicoterapia e ajudar o indivíduo a controlar as suas emoções negativas, como saber enfrentar momentos de maior stress e ansiedade extrema.

Medo do abandono
As pessoas com borderline vivem com um medo constante de ser abandonadas. Em casos mais extremos, elas se antecipam ao imaginado abandono e se isolam antes que amigos e familiares as deixem sozinhas, como elas supõem.

O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

Famosos como Marilyn Monroe, Princesa Diana e até Britney Spears desenvolveram comportamentos compatíveis de pacientes com Borderline. Recentemente, o influencer Gustavo Tubarão postou um vídeo em suas redes sociais, relatando que sofre de Transtorno de Personalidade Borderline.

Quais os passos que a TCC usa para tratar borderline?

  1. Psicoeducação. A psicoeducação é vital para que a pessoa entenda quais características suas podem trazer prejuízos à sua vida. ...
  2. Treinar a forma como se expressa. ...
  3. Uso da Régua do Humor. ...
  4. Revisão de acontecimentos atuais e passados.