Como tratar bilirrubina na urina?

Perguntado por: usilveira3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Bilirrubina tem cura e as formas de tratamento consistem em fototerapia, que controla a quantidade e transfusão sanguínea.

Fototerapia ou “banho de luz”
A fototerapia utiliza luz forte para transformar a bilirrubina não processada pelo fígado em uma forma que pode ser eliminada rapidamente do organismo pela urina.

Os níveis de bilirrubina direta aumentados podem indicar um problema na função do fígado e também na passagem da bile pelas vias biliares dentro e fora do fígado. A bilirrubina direta pode estar aumentada nas hepatites agudas e crônicas, nas reações tóxicas a várias drogas, alcoolismo e nas obstruções do trato biliar.

A bilirrubina conjugada é excretada na bile ou então é reduzida, no intestino, em urobilinogênio e estercobilina, que dá cor às fezes. Esse tipo de icterícia surge cerca de 48 a 72 horas após o nascimento do bebê, dura, em média, sete dias e, de uma maneira geral, é benigna e reversível.

Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

A urina normal não contém bilirrubina. Entretanto, níveis elevados de bilirrubina conjugada, que é solúvel em água, são eliminados na urina e identificados na urinálise de rotina. A associação de icterícia e colúria (bilirrubina na urina) sugere doença hepática ou obstrução biliar.

A bilirrubina é, em seguida, transportada pelos canais biliares até o trato digestivo, de modo que ela possa ser eliminada do corpo. A maior parte da bilirrubina é eliminada nas fezes, mas uma pequena parte é eliminada na urina.

Bilirrubina: Traços que produzem cor rosada são suficientes para indicar a presença de bilirrubina na urina e sugerir investigação adicional.

O uso medicinal do picão preto é recomendado pela ANVISA para o tratamento de úlceras e icterícia (pele amarela causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue que ocorre quando o fígado não processa os glóbulos vermelhos de forma eficiente).

Uma dieta rica em bilirrubina deve ser balanceada e adaptada às necessidades e situação específica de cada pessoa. É importante que todos as refeições contenham proteínas, carboidratos saudáveis e baixas quantidades de gordura.
...
Frutas e vegetais vermelhos

  • Tomate.
  • Melancia.
  • Goiaba.
  • Caqui.
  • Uvas pretas.

Em situações onde há redução mais acentuada da atividade da enzima, como na adolescência em meninos (fatores hormonais), após exercícios físicos, durante a menstruação e episódios de infecções e no jejum prolongado, a bilirrubina indireta no sangue pode aumentar o suficiente para deixar pele e olhos amarelados ( ...

“A bilirrubina não se deposita só na pele e nos olhos, podendo aparecer no cérebro e causar neurotoxicidade. Então, pode ser danosa e causar até retardo mental no bebê, com alterações irreversíveis”, destaca Bezerra.

Sintomas do excesso de bilirrubina no sangue
Pele e olhos amarelados são o principal sinal de que pode haver grandes quantidades de bilirrubina no organismo. Entretanto, se você sentir cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga e a urina estiver escura, deve buscar ajuda médica.

Se for bilirrubina direta: hepatologista ou gastroenterologista.

A bilirrubina é um pigmento amarelo escuro e como é normalmente excretado no intestino gera a coloração marrom das fezes. Quando a bilirrubina não é excretada normalmente no intestino as fezes ficam com coloração esbranquiçada (acolia).

Normalmente a análise de bilirrubina é requerida para teste de função hepática, uma vez que o catabolismo da bilirrubina faz parte do metabolismo normal do organismo e no soro a concentração de bilirrubina total é baixa, variando de 0 até 1,2 mg/dL e de bilirrubina direta varia de 0 até 0,3 mg/dL.

A luz ultravioleta ou a luz do sol agem na pele do bebê transformando o excesso de bilirrubina em substâncias mais facilmente captadas pelo fígado.

Como o principal sintoma da icterícia é mesmo o amarelão, as mamães que acharem que a pele do bebê está com uma coloração amarelada e os olhos começando a amarelar, devem colocar o dedo na testa do bebê e pressionar levemente. Ao retirar o dedo, verifique a cor que ficou na região.