Como tratar ansiedade com a cromoterapia?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

A prática na cromoterapia consiste na aplicação da luz em uma parte específica do corpo, com o uso de lâmpadas coloridas. A cor utilizada irá depender do diagnóstico do paciente. Por exemplo, em uma pessoa ansiosa é aplicada a cor azul, porque tem propriedade tranquilizante e, também, analgésica.

Verde – é a cor da cura. Um tom calmante que traz equilíbrio e bem-estar. Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma.

Segundo seus adeptos, a cromoterapia tem aplicações variadas e incluem banhos de luz em câmaras especiais, uso de bastões luminosos, cores do ambiente e até das roupas. A cromoterapia é baseada nas sete cores visíveis do arco-íris (amarelo, azul, laranja, índigo, verde, violeta ou lilás e vermelho), além do rosa.

“O ideal é fazer com os olhos fechados, respirando profundamente e levando a atenção a cada ponto quando estimulado”, explica. O primeiro ponto situa-se no meio do crânio, no topo da cabeça. Ativá-lo ajuda a beneficiar o cérebro e os sentidos, elevar a mente e acalmar as emoções.

Os quartos com cores predominantemente azuis foram considerados os melhores para a qualidade do sono. Os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiam em média 7 horas e 52 minutos por noite.

A cor azul traz serenidade ao ambiente, é uma cor terapêutica. A cor perfeita para ser usada em locais para relaxar, acalmar a mente e desestressar. Azul com rosa traz afetividade, com vermelho traz emoções e com amarelo aguça a intuição.

Vermelho. É a cor que causa agitação e, por isso, pode potencializar a ansiedade e o desconforto nas pessoas.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Cores para uma noite de sono tranquila
Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa do ramo de hotelaria em Londres, as três cores para decoração de quarto que mais ajudam a ter uma noite de sono tranquila e longa são: azul, amarelo e verde.

Indicado para energizar todo o corpo. Não apresenta contra-indicações.

Como dissemos, a cromoterapia é um tipo de terapia complementar, que utiliza ondas emitidas pelas cores para atuar em células do nosso organismo e melhorar o equilíbrio entre o corpo e mente, promovendo uma maior sensação de bem-estar e até aliviando sintomas de doenças, como pressão alta ou depressão.

Sendo que uma única sessão de cromoterapia é cobrada em torno de R$ 200.

Aplique a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, use a luz azul na garganta por 15 minutos.

Respire bem devagar, preste atenção no ar que entra e sai calmante. Comece sua jornada, visualize a si mesmo num lindo lugar no meio da natureza e continue respirando devagar. Perceba tudo ao seu redor, a beleza das cores e das flores, a beleza das árvores, das plantas e a energia do sol que te acalenta.

Pontos de auriculoterapia para ansiedade foram avaliados em 14 artigos e Shenmen (64,3%) e Relaxamento (28,6%) foram os mais usuais. Outros pontos para problemas emocionais foram: Tronco Cerebral, Mestre Cerebral, Coração, Valium ou Tranquilizante, Simpático e Endócrino(18).

Atividades físicas, alimentação balanceada, acompanhamento médico e psicológico e um bom planejamento da rotina podem fazer toda a diferença no seu dia a dia.

  • Organizando a rotina.
  • Alimentação saudável.
  • Exercícios físicos.
  • Lazer e sociabilidade.
  • Reconectando corpo e mente.
  • Cuidados com a saúde.
  • Melhore o seu ambiente.

Segundo o professor de Psicologia José Aparecido da Silva da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, especificamente em relação à ansiedade, essa funcionalidade atua como um mecanismo de ação para tentar reduzir o fluxo sanguíneo.

Algumas cores de luzes são calmantes e, por isso, auxiliam o corpo a relaxar e dormir melhor. São elas: azul, vermelho e branca.

As cores claras, como branco, bege, nude, cinza claro, areia e tons pastel, garantem uma sensação de amplitude para quartos pequenos, por isso são mais recomendadas. Não que tons fechados precisam ser evitados completamente, mas podem estar em detalhes, como em objetos de decoração e roupas de cama.

Cinza é a cor da depressão, diz estudo.