Como tratar a raiz do melasma?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

"O principal pilar do tratamento do melasma é o protetor solar. A radiação ultravioleta, infravermelha e a luz azul são os principais desencadeantes da mancha. Por isso, filtros com proteção à UVA e UVB, de preferência com pigmentação, que vão agir na proteção contra a luz visível, são essenciais.

PEELINGS DE ÁCIDOS PARA O TRATAMENTO DO MELASMA
O peeling pode clarear o melasma mais rápido e mais forte que com o uso dos cremes. Existem diversos tipos de peelings: alguns mais superficiais, epidérmicos (mais seguro) e outro mais profundos .

O aumento nas taxas hormonais é a principal causa. Os hormônios femininos têm ação direta na pigmentação da pele, principalmente o estrogênio e a progesterona, além disso, desconfia-se que o hormônio Melanotrófico, que age na liberação da melanina, também seja o responsável pelo aparecimento das manchas.

O clareamento do melasma resistente deve ser feito com séruns clareadores de alta eficácia, como o Clarivis Tx, que por atuar em 21 mecanismos clareadores, consegue clarear manchas escuras da pele inclusive melasma grau 2 e grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.

Alimentos processados
Salgadinhos, salsicha, nuggets, fast-food e congelados também são alimentos que promovem processos inflamatórios e causam uma série de reações químicas que produzem substâncias que geram um ambiente inflamatório no organismo.

O melasma, apesar de não doer, não coçar e não trazer graves problemas para a saúde, é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. E não é só o sol que escurece a pele. "O estresse piora o melasma, certos medicamentos pioram o melasma, certas doenças hormonais pioram o melasma e o sol piora o melasma muito.

Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.

O mais utilizado é a hidroquinona que inibe a atividade da tirosinase, enzima essencial para a síntese de melanina nos melanócitos.

Sol, fontes emissoras de luz visível, como tablet, computador, celular e o próprio calor podem piorar ou desencadear o melasma. Mas, muito além disso, o simples calor, como abrir um forno ligado, já pode estimular o aparecimento das manchas.

A pomada Suavicid pode ser indicada pelo dermatologista para o tratamento de curta duração para o melasma, já que contém em sua composição substâncias capazes de promover o clareamento das manchas.

O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar o melasma. Mas você deve saber que MELASMA NÃO TEM CURA. TEM CONTROLE. Alguns somem espontaneamente ou com o tratamento, mas outros persistem, apesar de tudo que a dermatologia moderna dispõe.

Vitamina C – Combate os radicais livres produzidos pelo organismo, sendo um poderoso antioxidante é capaz de promover o clareamento em melasma.

Solução Niacinamida
Ela tem uma forte ação clareadora que uniformiza o tom de pele, amenizando as manchinhas de melasma e até mesmo rosáceas e marcas de acne. Também protege contra a luz azul e os raios UV.

Sabonete Facial Blancy Mantecorp
Primeiro item da nossa lista, o sabonete facial Blancy da marca Mantecorp pode ser uma ótima opção para quem tem melasma. Além de ter ação esfoliante, que suaviza e melhora a textura da pele, ele também ajuda a clarear a pele e igualar ao tom da pele.

Alimentos ricos em antioxidantes
Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Resveratrol, Flavonoides, Betacaroteno, Licopeno, Luteína e Selênio. Esses antioxidantes você encontra nesses alimentos: Frutas vermelhas (mirtilo, morango, amora, framboesa). Romã, kiwi e abacate.

É obtida especialmente em frutas como laranja, gojiberry, acerola, kiwi, goiaba e verduras como couve e brócolis.

Mamão, laranja, cenoura, abóbora, manga e damasco são alguns dos alimentos ricos em carotenoides que devem ser incluídos no cardápio para ajudar na prevenção de manchas relacionadas à exposição solar, pois eles diminuem a oxidação causada pela radiação ultravioleta.

É só seguir esses passos aqui!

  1. Lavar o rosto com produto antioxidante. ...
  2. Hidratar o rosto com um produto enriquecido com vitamina C. ...
  3. Proteger a pele contra os raios UV. ...
  4. Máscara facial com vitamina C uma vez na semana ajuda a evitar manchas.

O ativo ainda uniformiza o tom da pele e clareia manchas, como melasmas e de sol. Há, inclusive, dermocosméticos com a substância que são específicos para isso! Um deles é o Concentrado Vitamina C 20, um anti-idade que uniformiza o tom, revela a luminosidade da pele e estimula a produção de colágeno.

Melasma epidérmico afeta a camada superior de pele e a hiperpigmentação apresenta-se com colocação marrom e bordas mais bem definidas. Melasma dérmico afeta o nível mais profundo da derme e é caracterizado por manchas mais escuras e acinzentadas.”

Por isso, os seguintes passos são recomendados para ajudar a clarear a pele:

  1. Aplicar óleos vegetais, como óleo de rosa mosqueta;
  2. Fazer um tratamento estético, como laser, peeling químico ou de cristal;
  3. Usar cremes clareadores;
  4. Usar argila branca.