Como tratar a dor de garganta do Covid?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4 / 5 13 votos

Em casos de dor de garganta forte, geralmente analgésicos, previamente prescritos, e uma hidratação adequada são suficientes. Caso o sintoma se agrave e apresente quadros além do normal, é necessário procurar um profissional de saúde.

Qual é o melhor tratamento para a COVID-19? Para pessoas em tratamento da COVID-19 leve, o medicamento mais utilizado é um "antiviral" chamado nirmatrelvir/ritonavir (nome comercial: Paxlovid). Isso pode diminuir o risco de ficar mais doente.

A solução mais simples mas também uma das mais efetivas é fazer gargarejo, pelo menos 3 vezes por dia, com a mistura de água morna e sal. A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

O período médio de tempo que o vírus da covid-19 fica no nosso corpo varia entre sete e dez dias, mas isso não tem consenso entre os especialistas, já que a resposta varia em cada indivíduo. Além disso, pacientes com imunidade comprometida respondem de forma diferente à doença.

Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus, eles funcionam apenas em infecções bacterianas. O Covid-19 é causado por um vírus, portanto os antibióticos não funcionam. Antibióticos não devem ser usados como um meio de prevenção ou tratamento de Covid-19.

Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

É possível manter uma alimentação saudável composta por alimentos de verdade, como arroz, feijão, lentilha, macarrão, farinha (de mandioca, de milho, de tapioca), carnes, peixes, ovos, legumes e verduras, frutas frescas ou secas, cogumelos, entre outros.

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:

  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

A dor de garganta viral dura cerca de uma semana — o tempo que a infecção demora para acabar naturalmente. Já a bacteriana pode se acentuar e exige o uso de antibiótico.

Febre , cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza , congestão nasal, dor de garganta e diarreia . Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sente dificuldade para respirar .

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

O ibuprofeno pode ser usado para aliviar a dor de garganta, chamada amigdalite ou faringite, que geralmente ocorre devido a infecção viral provocada pelo resfriado comum. Nestes casos, as amígdalas ou a faringe inflamam, ficando vermelhas e inchadas, causando dor ou dificuldade para comer ou engolir.

Período de transmissibilidade
Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras. Também já é conhecido que muitos pacientes podem transmitir a doença durante o período de incubação, geralmente 48 horas antes do início dos sintomas.

Felizmente, a maioria das pessoas se recupera bem dentro de alguns dias apenas com repouso, hidratação e remédios para aliviar os sintomas. É importante que pacientes e familiares estejam atentos aos sinais de gravidade, tais como falta de ar, dor persistente no peito e coloração azulada dos lábios.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, publicado pelo Centro de Controle de Doenças do EUA (CDC), o período de incubação da ômicron no organismo é de três dias.

O que devo fazer se eu tiver tosse pós-covid? Em qualquer caso de tosse, seja durante a covid, pós-covid ou relacionada a outra doença, manter uma boa hidratação é importante. Mas se acontecer de, curado da infecção da covid-19, a tosse persistir por semanas e incomodar, é recomendável procurar um profissional.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.