Como tratar a doença do algodão no peixe Betta?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Assim que essas manchas forem notadas, o animal deve ser encaminhado para o médico-veterinário. Somente um especialista pode indicar o tratamento ideal devido ao estágio da doença e à espécie do peixe afetado por ela. Por isso, não tente tratar a doença do algodão peixe.

Tratamento: o ideal seria tratar com antibiótico (por exemplo, terramicina) em aquário hospital. No aquário principal, aumentar a oxigenação, e tratar com Fungicida e Bactericida e Parasiticida. Aumentar 2° a temperatura da água, até no máximo 31°. Se possível usar sal grosso, desde que não haja peixes de fundo.

A histologia do rim posterior apontou danos graves no tecido dos animais, como necrose, vacuolização e alteração do parênquima. Esses resultados sugerem que, nas concentrações encontradas no ambiente, a dipirona é potencialmente tóxica aos organismos expostos.

Azul de Metileno 1%: Desintoxicante e fungicida geral, pode ser usado em banho para peixes ofegantes ou intoxicados por amônia. Use na proporção de 3 gotas por litro, banhos de meia hora diários. Contra fungos ou intoxicações severas use em aquário hospital 1 gota por litro por 24h.

+ Fornece cores vivas nos peixes; + Previne o surgimento de fungos e doenças (parasitas e bactérias) na água; o sal limpa as brânquias dos peixes de certos parasitas e vermes; + O sal previne e neutraliza a má biologia dos substratos (vermes e bactérias).

entre 4 a 6 colheres pequenas de sal por litro o peixe que está em tratamento. deve ficar em um lugar com água bem tratada após os banhos deixe. sempre um pedaço de folha de castanhola. no aquário use também o condicionador de água ele vai ajudar a manter a água bem.

Banho de Sal
Encha esse recipiente com água doce e coloque no mesmo recipiente o sal grosso, a quantidade depende do tamanho do recipiente mas não pode ser nem muito sal a ponto da água ficar branca nem pouco sal a ponto de não surtir efeito o tratamento.

A mancha de ramulária é considerada a principal doença do algodoeiro, sendo causada pelo fungo Ramularia areola.

bicudo-do-algodoeiro

O bicudo-do-algodoeiro é a principal praga da cultura do algodão. Suas larvas se desenvolvem no interior de botões e maçãs atacadas, enquanto a forma adulta é detectada nas flores abertas.

Normalmente, na cura se usam sal e açúcar. O sal é um conservador e o açúcar ameniza o sal. Algumas especiarias, como a pimenta, também desidratam. Outras, como o cardamomo e o anis, acrescentam sabor.

Use bactericida e fungicida na dosagem recomendada e, se não houver peixes de fundo, o ideal é aplicar um pouco de sal grosso (a cada 20 litros de água, uma colher). Para ajudar no processo, aumente em mais ou menos 3ºC a temperatura do aquário, sendo 1,5ºC por dia, até chegar ao máximo de 31ºC.

Cuidados com um peixe doente
No entanto, um dos primeiros cuidados com o peixe doente é promover a higienização do aquário. É importante que o aquarista realize a troca da água com todos os cuidados necessários, sempre atento ao pH da água e evitando o uso de água tratada, caso o animal seja de água doce.

O Aquaflor* é o primeiro antibiótico desenvolvido e registrado especialmente para o tratamento de doenças bacterianas em criações comerciais de peixes.

Pode ser usado até uma quantidade diretamente no aquário para prevenção ( 3 a 5 gr / litro), e uma quantidade maior de até ( 10 gr / litro) para tratamentos específicos em aquários HOSPITAL ou banhos.

A amoxicilina está sendo avaliada nos Estados Unidos, com atenção especial para o controle da septicemia por Streptococcus no cultivo da tilápia. As doses de amoxicilina recomendadas são de 50 a 80 mg/kg de peso vivo/dia, em tratamento de 10 dias.

15 dias

Como limpar o aquário de um Peixe Betta? Não é preciso gastar muito para manter o aquário saudável para o Peixe Betta. O mais importante é fazer uma limpeza a cada 10 ou 15 dias. Para fazer essa higienização, remova metade da água suja para um local provisório, junto com o Peixe Betta.

Dentre os principais alimentos energéticos para peixes, destacam-se o farelo de arroz, o sorgo e o milho”, explica Priscila Vieira Rosa Logato, autora do Livro AFE Nutrição e Alimentação de Peixes de Água Doce.

Alimentação. A alimentação dessa espécie deve ocorrer três vezes por semana, em média. Assim como outros tipos de peixe, alimentar o betta mais que o necessário pode ser perigoso. Ofereça ração específica para ele e em porções pequenas e reguladas.

Por exemplo, um Betta pode resistir cerca quatro dias em águas de salinidade 11,88 g\L, mas pode tolerar bem, e por mais tempo, meios aquáticos com 6-7g\L de sal.

Indicamos no máximo 0,5 gramas de sal por litro de água por dia. Isso ajuda os peixe, plantas e bactérias nitrificantes a gradualmente se adaptarem. Quanto menor for o acréscimo do sal, menor a diferença do choque osmótico. Em caso de tratamento de doenças pode-se acrescentar 1 grama de sal por litro de água por dia.