Como tratar a cifose dorsal?

Perguntado por: iaragao3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O tratamento pode consistir no fortalecimento dos músculos do dorso, fisioterapia, correção da postura, natação e exercícios de alongamento dos músculos peitorais e isquiotibial. A medicação só é prescrita quando o paciente relata dor.

Para dormir confortavelmente acompanhado da cifose, é importante que os afetados por esta doença evitem colchões de firmeza baixa, pois o seu corpo pode afundar no colchão durante o sono e, assim, causar posições prejudiciais às costas.

A cifose não costuma apresentar sintomas. O sinal mais comum é a mudança postural ou a deformidade. Algumas pessoas podem sentir dor nas costas leve e persistente.

Em situações normais, a cifose torácica pode variar entre 20 e 45 graus. Quando há uma curva torácica acima de 45 graus estamos diante de um caso de Hipercifose.

Quais são as causas da cifose? Geralmente, o encurvamento da cifose torácica começa na adolescência. Não há uma conclusão definitiva sobre as causas, mas a cifose pode ter origem genética ou ser uma consequência da má postura. Um trauma da coluna vertebral também pode alterar a curvatura natural da cifose torácica.

Você precisa passar com um fisioterapeuta que te avaliará, orientará e realizará o tratamento adequado para que posteriormente você mantenha uma atividade física na academia. Sem orientações adequadas você pode piorar suas alterações posturais.

Sugiro um ortopedista especialista em coluna.

Há três tipos de cifose congênita: Tipo I. Defeito de formação; Tipo II: Defeito de segmentação; e Tipo III: Defeito misto.

O certo é começar mudando a posição que você deita na cama. Por isso, deite-se de lado, com um travesseiro confortável para a cabeça e outro entre as pernas, que devem estar levemente dobradas. Essa é a melhor posição para garantir que a sua postura ficará alinhada. Outra opção é dormir com a barriga para cima.

Cifose é um termo médico que busca designar a curvatura natural da coluna vertebral, presente em pontos como a região do tórax do paciente e a porção inferior da coluna, na chamada região sacrococcígea.

A cirurgia de cifose pode ser uma solução médica indicada para pacientes que apresentam uma curvatura com ângulos superiores a 75 centímetros.

A principal característica da cifose torácica (ou hipercifose torácica) é o abaulamento das costas provocado pelo aumento exagerado da curvatura posterior dessa parte da coluna. Para compensá-la, ombros, pescoço e cabeça são projetados para frente, o que favorece o aparecimento da lordose cervical.

Realmente não pode fazer agachamentos? Bom dia. Não há nenhum trabalho que contraindique a musculação em pacientes com escoliose. Em muitos casos, no tratamento de patologias da coluna, a musculação, alongamento e reforço muscular não só podem ser realizados como fazem parte do tratamento.

Finalmente, os exercícios de fisioterapia ajudam a trabalhar a musculatura da região torácica, bem como a mobilidade da coluna vertebral, melhorando consideravelmente a cifose. Como aliados, a RPG e o Pilates também servem de apoio para o tratamento, uma vez que permitem trabalhar da maneira correta a hipercifose.

Nos casos de curvaturas muito grandes a cirurgia pode ser mandatória, pois a cifose pode comprometer os movimentos e até a capacidade da pessoa respirar adequadamente. Em outros casos a cirurgia é realizada por quê a deformidade está piorando ou causando muita dor.

A musculação ajuda na correção da postura? Conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida, da Clinic Advance, e segundo ela a musculação pode ajudar bastante na correção da postura porque quanto mais os músculos são fortalecidos, maior é a sustentação do corpo.