Como transportar um ovo sem quebrar?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A caixa de papelão ondulado possui uma camada interna, como um reforço, que funciona justamente para deixar as paredes da caixa com maior capacidade de amortecimento. Dessa forma, é possível transportar ovos com o maior nível de segurança possível.

Papel de presente
Como o ovo precisa ser envolvido em papel chumbo ou alumínio antes de ser embalado, não tem problema reaproveitar material. O ideal é que opte por embrulhos feitos de plástico, e não de papel, como aqueles sacos de presente. Folhas de papel celofane também dão um efeito legal.

Embalagens de papel
Faça um berço de papel de seda para o seu ovo de colher de forma que ele fique bem acomodado. Você pode colocá-lo em uma caixa, cesta ou depositar o papel de seda direto no celofane.

Se você pretende levar ovos mexidos para o trabalho ou a aula como almoço, é melhor esperar eles esfriarem antes de requentar tudo no forno ou micro-ondas. Para isso, coloque-os em um pote de plástico ou alumínio e leve a um cooler ou uma bolsa de gelo.

Ovos cozidos
Fáceis e rápidos de preparar, são opções práticas para transportar consigo. Lembre-se de os levar devidamente acondicionados e refrigerados, se possível ainda com casca, e de não os expor diretamente ao sol.

E a lista do que não se pode levar no voo ainda passa pelas carnes in natura ou industrializadas, onde entram embutidos, enlatados e pescados. Ovos e alimentos processados também são proibidos. Além de mudas, sementes e hortaliças.

Com o ovo já embalado em plástico filme, use a folha de papel celofane para envolver o ovo e deixe as pontas sobrando na parte superior do ovo de páscoa; Ajeite o papel celofane e use a fita de cetim para fazer um laço envolvendo a embalagem e dando acabamento.

No caso de ovos maiores, é interessante finalizar seu produto com outros materiais, como papel celofane e fita de cetim. Se você quer investir nos ovos recheados ou de colher (que, normalmente, possuem apenas uma parte com recheio), é possível usar o papel alumínio em volta da casca para evitar deformações no formato.

Caso você queira proteger ainda mais o seu ovo de Páscoa fechado, você também pode usar o papel alumínio para embrulhar o ovo antes de embalar com o papel-chumbo.

As caixas de papelão ondulado são as opções com a melhor proposta para os ovos, tendo em vista que esse material tem uma maior capacidade de minimizar os impactos que o alimento sofre no transporte.

O mais correto a se fazer é guardar os ovos de páscoa em locais fechados (sem contato com a luz solar), numa temperatura de 20 a 25ºC e envoltos em papel alumínio.

10 dias

Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

Dentro de duas horas após o cozimento, refrigere os ovos.
Em temperatura ambiente ou mais altas, eles ficam mais susceptíveis a serem contaminados por bactérias como a salmonella. Se os ovos ficarem em temperatura ambiente duas horas ou mais, descarte-os. Mantenha-os refrigerados até que seja a hora de servi-los.

Respondemos: em média, um ovo cozido sob boa refrigeração pode durar até uma semana. Para tanto, é necessário levá-lo para a geladeira em, no máximo, duas horas após o seu cozimento.

A melhor forma de armazenar os ovos cozidos, é mante-los com a casca inteira, cozinhe e resfrie, e logo em seguida coloque em um recipiente e leve para a geladeira por no máximo 5 dias. Ovos cozidos tendem a absorver odores por isso tome cuidado com alimentos mal cheirosos, pois podem impregnar nos ovos.