Como transportar salgado assado?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os salgados prontos são comumente embalados em uma caixa de papel, que pode ser personalizada com o nome ou o logotipo do seu negócio. Essa caixa de papel deve sempre ser forrada com papel manteiga ou papel alumínio.

Para os salgados assados, a dica é assá-los antes de congelar. Assim, na época da entrega, basta descongelá-los e levá-los ao forno novamente até que fiquem dourados. Já os fritos devem passar por um processo diferente: eles precisam ser congelados crus.

Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C. Alimentos não cozidos, como saladas ou sanduíches frios, também devem ser consumidos ou refrigerados imediatamente.

Para salgados congelados, que a pessoa vai levar e fritar em casa, 3 meses. Para os entregues fritos, para serem aquecidos na festa, de preferência faça num dia e entregue no dia seguinte. A validade é mesmo de um dia só. Quantidade: a maioria das pessoas encomenda salgadinhos por cento, para festas.

Dicas de congelamento e descongelamento
As embalagens para armazenar salgados devem ser bem vedadas, com pouco ar, e no máximo duas camadas de empilhamento para o congelamento não ser mais difícil. Na hora de descongelar esses alimentos, só se deve abrir as embalagens na hora exata de ir ao forno ou óleo.

A média geral de tempo de conservação é de três meses, podendo se estender um pouco mais ou pouco menos. De qualquer forma, quanto menos tempo os salgados ficarem congelados, mais conservados eles estarão quanto a atributos como sabor e aparência.

Uma vez que armazenados corretamente, os salgados podem durar até 2 meses no congelador ou freezer. Dica de Ouro: Congele o seu produto o mais rápido possível para evitar o início do processo de fermentação (isto pode fazer com que seu salgado azede) e também para preservar as características de textura e sabor.

Quando a massa passa do ponto de cozimento e vira a chamada “massa siliconada”, que é aquela massa elástica e brilhante, também pode causar a explosão do salgado, pois o produto fica rígido e duro.

Conservar os salgados quentes e úmidos na estufa: evite o ressecamento dos salgados mantendo sempre o umidificador com água. Fique atento ao tempo de exposição dentro da estufa, não aconselho ficar mais de duas horas dependendo a textura do salgado para não emborrachar e nem ficar endurecido.

Amido de milho
Aqui está o grande segredo! Em conjunto com a água, o amido é o que dará “aderência” ao empanamento. Além de deixar o salgado com uma casca fina, garante que o sabor permaneça o mesmo.

Lembre-se, também, de que os salgados não podem ser armazenados por longos períodos dentro da estufa. O ideal é que fiquem expostos por apenas duas horas, principalmente os pães de queijo, pois eles podem perder o sabor original e ficar com um aspecto desagradável.

Armazene seus salgadinhos de maneira correta
Depois de fritar, não armazene os salgados na geladeira, mas sim no congelador! Isso mesmo, congele os salgados depois de fritá-los e mantenha armazenado no congelador.

3 meses

Salgadinhos assados
Depois que já estiverem congelados, coloque-os em saquinhos próprios para congelamento. Dura até 3 meses. Para salgadinhos recheados com ovos e/ou queijos, não é recomendável o congelamento, pois a textura depois de descongelar não fica agradável.

Uma embalagem muito utilizada para salgados prontos é a de papel mais grosso. Por exemplo, as de papel cartão que devem ser forradas com papel manteiga ou alumínio antes de receber os produtos. Se precisar fazer camadas de salgados nessa embalagem, lembre-se de usar o papel manteiga entre elas para separá-los.

Geralmente, um cento de salgado serve, em média, de 6 a 7 pessoas tranquilamente. No entanto, se mais pessoas consumirem, a quantidade pode não ser suficiente. Para que o dono do evento não passe por constrangimento, o ideal é que cada convidado consuma uma média de 13 a 15 salgados.

Quais são os salgados mais vendidos na rua?

  • coxinha de frango;
  • quibe;
  • tortas de carne ou de frango ou de palmito;
  • pão de queijo;
  • croquete;
  • enroladinhos;
  • pastel;
  • esfirras.

O tempo de fritura dos salgados é tão importante quanto a quantidade e temperatura do óleo. Ele varia de acordo com o tamanho do seu salgado congelado. De forma geral, salgados de festa podem ficar no óleo uma média de 2 minutos e salgados maiores, de 3 a 4 minutos.