Como transportar peixe vivo de uma cidade a outra?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Em seguida, ponha cada peixe em um saco individual. Não coloque vários peixes no mesmo. Coloque esse saco dentro de outro para oferecer uma proteção maior, o que ajuda em caso de vazamentos. Use um elástico de borracha para fechar o saco, de modo que a água e o peixe não saiam.

Transporte algum de peixe vivo deve ser feito em águas com mais de 25ºC. Idealmente, a temperatura da água deve ser abaixada para próximo de 20ºC, mesmo para peixes de águas tropicais. Isso geralmente é feito com o uso de gelo.

Art. 7º O transporte interestadual de espécies de peixes de águas marinhas e estuarinas para fins ornamentais e de aquariofilia, em todo o seu percurso, deve estar acompanhado da Guia de trânsito de peixes com fins ornamentais e de aquariofilia - GTPON, constante no Anexo V desta Instrução Normativa.

A melhor forma de armazenar até o preparo/consumo final é em saco plástico apropriado para alimentos e em seguida em recipiente de vidro com tampa, longe dos demais alimentos. Evite recipientes plásticos para que não fique com odor do peixe.

De fato, os passageiros de ônibus interestaduais e intermunicipais podem viajar com seus animais domésticos desde que não haja prejuízo ao conforto dos outros passageiros.

A maioria sobrevive alguns dias com uma saturação de 40%, porém caso a concentração de oxigênio caia rapidamente, os peixes começarão a sentir os efeitos da falta de oxigênio e eventualmente morrerão.

Peixes e frutos do mar
Eles degradam depressa, por isso só congele aqueles que considerar frescos. Se desconfiar que já foram congelados antes na peixaria, apenas podem ir para o congelador depois de cozidos. Prazo: peixe magro, até seis meses, e gordo, como também os frutos do mar, até três meses.

A oxigenação da água dos tanques de criação de peixes é fator determinante para que eles se mantenham vivos. Na criação de peixes, a oxigenação da água é realizada por sistemas artificiais, como aeradores com pás, aeradores com injetores, aeradores de ar difuso ou aeradores tipo chafariz.

A Polícia Ambiental alerta que nenhum animal vivo pode ser transportado pelos Correios. O envio de qualquer animal de uma cidade para outra deve ser feito por empresa autorizada, em um caminhão adequado, que tenha controle de temperatura, e ainda deve haver comida à disposição.

O mais recomendado é fazer um duplo ensacamento, ou seja, usar dois (2) sacos plásticos para diminuir os riscos de ruptura; O ideal é embalar cada peixe individualmente, exceto que o tempo de transporte seja breve; Após colocar o peixe dentro do saco fechar este muito bem.

PLÁSTICO
de fato, os objetos de plástico que podem ser comprados nas lojas são pintados com cores tóxicas ou mal fixadas e os materiais plásticos com os quais são feitos, mergulhados em água por um longo período de tempo, podem liberar produtos químicos potencialmente perigosos para os peixes.

O recomendável é procurar uma agência fazendária em seu município (geralmente junto à Prefeitura) portando os documentos pessoais, documentos do veículo, carteira de motorista e lista de móveis a serem transportados.

Conforme disposto no artigo 9º da Portaria SAP/MAPA nº 17/2021, para o transporte de espécies de peixes de águas continentais, marinhas e estuarinas, em todo seu percurso, o documento comprobatório será a Nota Fiscal Eletrônica - NFE comprovando a origem, o trânsito e o destino de espécimes de organismos aquáticos ...

O pescador pode pescar e transportar, de acordo com a legislação da pesca, até 10kg de pescado e mais um exemplar de qualquer peso, quando em águas continentais e de estuários, e tem o direito de levar consigo até 15kg de pescado e mais um exemplar de qualquer peso, quando estiver praticando a pesca em águas marinhas.

Como manter seu alimento de forma segura: Não demore para refrigerar os alimentos perecíveis, tais como: carnes, aves, peixes, laticínios e ovos. Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C.

COLOQUE O PEIXE NO GELO
Use um resfriador isolado e deixe o bujão de drenagem do resfriador aberto para permitir que a água resfriada seja drenada. A água estraga o sabor do peixe.