Como transformar uma lâmpada normal em inteligente?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Programe suas lâmpadas para ligarem quando você chegar em casa, o bocal bivolt da Sonoff funciona via Wi-Fi e você controla tudo pelo seu smartphone. Compatível com comandos de voz via Alexa, o bocal inteligente da Sonoff se instala em lâmpadas convencionais e as transforma em smart.

A lâmpada inteligente LED é composta por uma matriz RGB que possibilita a combinação de cores, chegando a 16 milhões de tons diferentes — além de oferecer a luz branca quente e fria, tonalidades das lâmpadas convencionais.

A lâmpada incandescente possui em média uma vida útil muito menor que a da lâmpada inteligente. Enquanto a primeira pode funcionar entre 750 a 2.000 horas, as inteligentes podem funcionar entre 35.000 a 50.000 horas, tornando o custo benefício do produto muito mais interessante para o consumidor.

2 – Indução Eletromagnética
Quando um equipamento é ligado nessa tomada, há uma corrente elétrica circulando naquele cabo por efeito eletromagnético que acaba induzindo naquele retorno um nível de tensão que é baixo, mas suficiente para fazer com que a lâmpada fique piscando.

Como funciona a lâmpada câmera? Uma lâmpada câmera é moderna e prática, além de trazer muitas vantagens para a segurança da sua casa. Esse equipamento, à primeira vista, se assemelha a uma lâmpada comum, porém sua tecnologia de capturar e transmitir imagens está disfarçada dentro da lâmpada.

Economize na conta de luz
A longo prazo, as lâmpadas inteligentes economizam dinheiro e energia. De acordo com alguns estudos, 90% da energia necessária para usar lâmpadas incandescentes é perdida pelo calor, com apenas 10% da energia produzida sendo convertida em luz.

A principal diferença em relação à lâmpada comum é sua conectividade, variedade de cores, intensidades e funções. Elas têm uma matriz de LED que conhecemos como RGB (Red Green Blue). Com isso, através da mistura das cores, a lâmpada Wi-Fi consegue gerar iluminação com até 16 milhões de tons diferentes.

Os sensores detectam a presença das pessoas pelo calor emitido pelos movimentos através do infravermelho. Esses dispositivos conseguem captar a variação térmica e são calibrados de acordo com a temperatura das pessoas (35º a 38º graus Celsius).

Essa lâmpada inteligente possui um sensor com fotocélula integrado, capaz de identificar a luz natural do sol, sendo assim, quando tem luz solar no ambiente a lâmpada se mantém apagada. Já quando escurece, a luz da Controled Sensor de luminosidade se acende.

Para conectar a lâmpada inteligente à Alexa:

  1. Abra o aplicativo Alexa .
  2. Abra Dispositivos .
  3. Selecione. .
  4. Selecione Adicionar dispositivo.
  5. Selecione Luz e escolha a marca que deseja conectar.
  6. Siga as instruções na tela.

50.000 horas

Prever a vida útil de um LED depende de vários fatores, mas, geralmente, (boas) lâmpadas de LED são produzidas para durar cerca de 50.000 horas – uma durabilidade incrível se comparada a outros tipos de lâmpadas.

É possível ligar ou desligar qualquer lâmpada conectada com um simples toque no smartphone ou programar um horário específico para que o interruptor faça isso sem a necessidade de receber uma ordem direta.

A Smart Lâmpada Wi-Fi possui um fluxo luminoso de 806 lúmens e consumo de 9W, ou seja, proporciona a mesma luminosidade com consumo de energia reduzido no fim do mês.

Elas são projetadas para durarem até 50.000 horas, enquanto as incandescentes duram 1 mil horas e as fluorescentes podem durar de 8 mil horas.

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira.

Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.

Mas as lâmpadas de LED têm um funcionamento diferente e é exatamente por isso que o conserto delas é possível. A especialista Amanda Delatorre explicou que “as lâmpadas de LED não possuem filamentos nem reatores, têm os LEDs dispostos em série e, quando param de funcionar, provavelmente um deles queimou.

Capacidade de gravação de até 3 dias ininterruptamente (grava por cima da primeira filmagem). Pode variar dependendo da forma de gravação escolhida.

Isso varia bastante, dependendo da função e potência de cada modelo de lâmpada câmera, viu? Por exemplo, tem opções com visão noturna ou panorâmica, sensor de presença, com alarme, além de versões que já vêm com cartão de memória. Em média, elas custam de R$75 a R$260.