Como transformar uma fita de DNA em RNA?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As ligações de hidrogênio que unem as duas cadeias de DNA se rompem e as duas fitas se separam. Apenas uma das duas fitas servirá como molde para a síntese de RNA.

O RNA é produzido a partir de uma molécula de DNA em um processo chamado de transcrição. Na transcrição, a molécula de DNA serve como um molde para a produção de uma fita complementar de RNA. Nesse processo, a enzima fundamental é a RNA polimerase, que realiza a polimerização do RNA a partir do molde de DNA.

O RNA transportador (RNAt) também é produzido a partir de uma fita do DNA. Esse RNA é assim chamado porque ele é o responsável por transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas.

A transcrição de uma molécula de DNA para RNA ocorre no sentido 5'-3', isto é, da extremidade 5' da fita de DNA em questão em direção à extremidade 3'. No início, a proteína RNA-polimerase é responsável por afastar as fitas de DNA da parte necessária da molécula, quebrando as ligações de hidrogênio entre as bases.

A principal enzima envolvida na transcrição é a RNA polimerase, que usa um modelo de DNA de fita simples, para sintetizar uma fita complementar de RNA. Especificamente, a RNA polimerase constrói uma fita de RNA na direção de 5' para 3' , adicionando cada novo nucleotídeos à extremidade 3' do filamento.

A tradução ocorre nos ribossomos, que estão situados no citoplasma. O mRNA é traduzido em proteína pela ação de uma variedade de moléculas de tRNA, cada uma específica para cada aminoácido.

Inicialmente, a RNA polimerase (enzima que cataliza a transcrição) reconhece no DNA as chamadas regiões promotoras. Nos procariontes, existe apenas um único tipo de RNA polimerase; nos eucariontes, são descritas três RNA-polimerases, sendo, portanto, o processo de transcrição nesse grupo mais complexo.

A tradução ocorre no citoplasma e consiste na leitura do RNAm. As proteínas são substâncias formadas pela união de aminoácidos e possuem função estrutural, além de formarem enzimas que controlam as mais diversas atividades no organismo.

O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

Ì APENAS UMA FITA DO DNA SERVE COMO MOLDE
Para que a transcrição ocorra, é necessário que a dupla hélice do DNA seja aberta e possibilite a entrada de nucleotídeos complementares á fita simples. A fita de DNA que dará origem á fita de RNA é chamada de fita molde.

Isso porque o RNA é formado por uma cadeia simples (ou seja, uma única fita), enquanto o DNA é composto de uma dupla hélice. Assim, o RNA é formado a partir de uma fita do DNA.

O emparelhamento dos ribonucleotídeos segue a seguinte regra:

  1. -Uracila (U) emparelha-se com a adenina (A) da fita molde.
  2. -Adenina (A) emparelha-se com a timina (T) da fita molde.
  3. -Citosina (C) emparelha-se com a guanina (G) da fita molde.
  4. -Guanina (G) emparelha-se com a citosina (C) da fita molde.

O início da formação da nova cadeia de DNA ocorrerá da extremidade 3' do oligonucleotídeo iniciador. Enzimas, denominadas de DNA-polimerases, iniciam a ligação dos nucleotídeos livres no núcleo ao oligonucleotídeo iniciador e, em seguida, adicionam os nucleotídeos complementares aos da fita-molde.

Na verdade, isso ocorre na fita descontínua, sintetizada a partir do molde de DNA fita simples parental. Um primer é adicionado um pouco antes do final do molde (pela DNA primase), e após a síntese do fragmento de Okazaki correspondente, o primer é retirado, sobrando um pequeno trecho a ser recomposto.

Transcrição é o processo pelo qual o DNA é usado como um modelo para fazer mRNA. Este processo é dividido em 3 etapas: iniciação, alongamento e finalização. A transcrição começa numa região conhecida como promotora. Uma enzima chamada RNA polimerase "lê" a cadeia de DNA modelo e cria o mRNA.

Entre outras modificações pós-transcricionais possíveis, podemos citar a adição de nucleotídeos aos términos das cadeias de RNA e a alteração de bases e de unidades de ribose dos RNAs.

DNA e RNA são ácidos nucleicos que possuem diferentes estruturas e funções. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas. Essas macromoléculas são subdivididas em unidades menores, os nucleotídeos.

DNA polimerase
DNA polimerases são responsáveis pela síntese do DNA: elas adicionam nucleotídeos, um por um, à fita crescente de DNA, incorporando somente aqueles que são complementares à fita molde. Algumas características das DNA polimerases: Sempre precisam de uma fita molde.

Continuar lendo O que é o DNA é o RNA?