Como transformar pressão em força?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Assim, a fórmula que representa essa grandeza escalar é definida da seguinte maneira: P = F / A. Ou seja, é a pressão, em razão da força, aplicada sobre a área ou superfície. Equivale a força de 1 newton por uma área de 1 metro quadrado.

O bar, com símbolo bar e plural bares (do grego barys, significando "pesado"), é uma unidade de pressão e equivale a exatamente 100 000 Pascais (105 Pa). Este valor de pressão é muito próximo ao da pressão atmosférica padrão, que é definido como 101.325 Pa.

Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.

Normalmente, utiliza-se o valor de 1 atm como sendo 105 N/m2.

O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera). Esse valor é equivalente a 101.325 Pa (pascal), unidade utilizada para pressões no Sistema Internacional de Unidades.

Para converter uma unidade na outra, basta seguir estas relações: 1 atm = 101,325 kPa. 1 atm = 101325 Pa. 1 atm = 760 mmHg.

PSI é uma sigla em inglês (Pounds per Square Inch) que significa libra por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado o PSI. Se você se deparar com uma sigla diferente, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual 100 PSI.

Para transformar bar em kgf/cm², é preciso seguir um passo a passo simples:

  1. Multiplicar o valor em bar por 1,02;
  2. O resultado da multiplicação será obtido em kgf/cm².

São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com '2.2/32', por exemplo, essa é a calibragem. O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.

Como exemplo, podemos citar que um chuveiro se encontra a 20 metros de distância de um reservatório de água em sua direção vertical. Ou seja, o nível de água está se encontrando a 20 metros do principal ponto de saída. Como resultado, obtemos o valor de pressão em 20 MCA ou, então, 20 metros de coluna d'água.

1 quilograma-força, denotado por kgf, é a força exercida pela gravidade da Terra sobre a massa de 1 kg. 1 newton (N) é a força que imprime a uma massa de 1 kg uma aceleração de 1 m/s2. 1 quilograma-força (kgf) é a força exercida pela gravidade da Terra sobre a massa de 1 kg.

20 ATM/BAR
Estes relógios podem aguentar uma pressão de 20 ATM, que é equivalente a 200 metros submerso em águas estagnadas. É perfeitamente possível utilizar relógios com classificação 20 ATM/BAR num mergulho recreativo.

Um compressor com pressão máxima de 8 bar é uma unidade que pode produzir até oito vezes a quantidade de ar à pressão atmosférica.

Dessa forma, pode-se definir 1 kgf como o resultado da ação aceleração da gravidade (9,81 metros por segundo ao quadrado) em um 1 kilograma. Repare que se você realizar essa multiplicação, você achará 9,81 N (esse N vem do nome "Newton"). Por essa razão, diz-se que 1 kgf corresponde à 9,81 N.

Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.

A pressão é calculada pela razão entre força (F) e área (A). No caso da pressão atmosférica, a força refere-se ao peso que a coluna de ar exerce sobre determinada área da superfície. A pressão atmosférica é medida em N/m2 (Newton por metro quadrado) ou pascal (Pa).