Como transformar massa em peso Newton?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A relação entre massa e peso é uma variante da segunda lei de Newton (Fr = m . a). Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

Um newton corresponde à força exercida sobre um corpo de massa igual a 1 quilograma (kg) que lhe induz uma aceleração de 1 metro por segundo (m/s2), na mesma direção e sentido da força. Como funciona: quando puxamos ou empurramos um objeto, estamos exercendo uma força sobre ele.

Multiplique a massa pela aceleração.
A Força (F) necessária para mover um objeto de Massa (m) com uma Aceleração (a) é expressa através da fórmula F = m x a.

Newton-metro ou newton metro (sem hífen) é a unidade de momento do Sistema Internacional de Unidades. Sua unidade é representada por N m. É uma unidade derivada do SI correspondendo ao torque provocado por uma força de um newton exercida a uma distância de um metro do ponto de rotação.

A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

quilograma

No Sistema Internacional, a unidade padrão de massa é o quilograma (kg) e a unidade de peso é o Newton (N).

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração.

Dessa forma, pode-se definir 1 kgf como o resultado da ação aceleração da gravidade (9,81 metros por segundo ao quadrado) em um 1 kilograma. Repare que se você realizar essa multiplicação, você achará 9,81 N (esse N vem do nome "Newton"). Por essa razão, diz-se que 1 kgf corresponde à 9,81 N.

Ao chutar-se uma bola, percebe-se que a força aplicada pelo chute define qual será a velocidade em que a bola será lançada: quanto maior é a força, maior será a aceleração adquirida pela bola, o mesmo aplica-se a bolas de diferentes massas, uma vez que: quanto mais leve é a bola, mais aceleração ela adquire.

[ Física, Metrologia ] Unidade de medida de força (símbolo: N) equivalente à força que comunica a um corpo, com uma massa de 1 quilograma, uma aceleração de 1 metro por segundo quadrado. Plural: newtons. Plural: newtons.

Nesse caso, o peso terá o mesmo número que a massa. Por exemplo: um corpo de massa igual a 10kg terá peso igual a 10 kgf.

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia
Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos. As leis de Newton estão entre as mais importantes leis da Física e são usadas para determinar a dinâmica dos corpos.

Se souber o valor da força resultante e a aceleração do objeto, você pode inverter a fórmula para calcular a massa: m = F / a. A força é medida em N (Newton), mas também pode ser expressa como (kg * m) / s2. A aceleração, por sua vez, é medida em m/s2.