Como transformar kgf cm2 em MCA?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Sabendo disso, basta pegar o valor em kgf/cm2 que deseja converter e multiplique pelo fator de conversão 10,33226.

Fisicamente, a pressão está definida como a razão da força normal (Fn*) que age numa superfície de área (A). * Força normal é a força que atua perpendicularmente à área. (1 bar =10 Pa= 1,02 kgf/cm²).

Para converter uma unidade na outra, basta seguir estas relações:

  1. 1 atm = 101,325 kPa.
  2. 1 atm = 101325 Pa.
  3. 1 atm = 760 mmHg.
  4. 1 atm = 76 cmHg.

Assim, a fórmula que representa essa grandeza escalar é definida da seguinte maneira: P = F / A.

Exemplificando o que queremos dizer, 1 MCA equivale a pressão que uma quantidade de água faz a 1 metro de altura, então quanto maior a altura da sua caixa d'água, maior a sua pressão de água!

1) O que é M.C.A? Em sistemas de bombeamento de água, M.C.A é a sigla para metros de coluna d'água. De maneira muito simples, é a pressão que a água exerce sobre determinada altura. Já a altura manométrica de uma bomba representa qual altura que a bomba consegue levantar um líquido.

M.C. A. é uma unidade de medida para pressão de água e significa Metros de Coluna d'Agua.

1 quilograma-força (kgf) é a força exercida pela gravidade da Terra sobre um objeto de massa 1 kg. Portanto, 1 kgf = 9,807 N.

Um Kgf é uma força com que a Terra atrai um quilograma, ao nível do mar e a 45º de latitude. Portanto, quando uma pessoa se “pesa”, caso sua massa seja 50 Kg, pode-se afirmar que ela tem 50kgf de peso.

Por definição, força é massa (m) multiplicada pela aceleração da gravidade (g), lembre-se da fórmula clássica F = m X a. Dessa forma, pode-se definir 1 kgf como o resultado da ação aceleração da gravidade (9,81 metros por segundo ao quadrado) em um 1 kilograma.

A pressão exercida por esse fluido pode ser calculada por meio da relação clássica de pressão (P = F/A).

Metros de Coluna D'Água
Também é uma das mais simples. Se você medir a distância vertical em metros entre o nível superior da água (provavelmente de uma caixa d'água ou reservatório) até a saída de água terá a pressão em m.c.a.

Nada mais é que a força que é aplicada sobre determinada área. Por exemplo, uma caixa da água que está a 10 metros de altura e totalmente cheia, terá 10 metros de força em cada cm², ou seja, 10 m.c.a. (Metros de Coluna D'Água).

Note que se você quiser converter metro (m) para milímetro (mm) é necessário multiplicar por 10 três vezes. Já para converter metro (m) em quilômetro (km) é necessário dividir a medida por 10 três vezes. Saiba mais sobre medidas de comprimento.

Conversão de unidades de comprimento
No Brasil, usamos o sistema métrico, ou seja, nossa escala de comprimento está baseada na unidade metro, seguindo de acordo com a ordem decrescente de grandeza: Quilômetro (km) -> hectômetro (hm) -> decâmetro (dam) -> metro (m) -> decímetro (dm) -> centímetro (cm)-> milímetro (mm).

Para a medição de Vazão, pode-se medir a diferença de pressão entre dois pontos próximos da restrição, um a montante e outro a jusante.

1 bar = 0,987 atm 1 bar = 1,02 kgf/cm² 1 bar = 14,5 p.s.i.

O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera). Esse valor é equivalente a 101.325 Pa (pascal), unidade utilizada para pressões no Sistema Internacional de Unidades.