Como transformar Kcal em kJ MOL?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Sabendo disso, o cálculo fica bem simples, basta pegarmos o valor em kcal e multiplicarmos por 4,184.

- Valor energético: é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso na forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).

Aprenda como converter de kJ para kcal
Sabendo disso, o cálculo fica muito fácil, basta pegar o valor em kJ e dividir por 4,184. Exemplo: Converter 2 kJ em quilocalorias.

Quase todos os países que usam o Sistema Internacional de Unidades e Medidas expressam os valores energéticos dos alimentos e bebidas em joules (J) ou em seu múltiplo quilo joule (kJ), onde 1 kJ = 1.000 J.

As unidades mais utilizadas para o trabalho com a energia na forma de calor são: Joule (J) ou quilojoule (KJ = 1000 J) [o joule é a unidade-padrão estabelecida pelo SI]; Calorias (cal) ou quilocalorias (Kcal = 1000 cal).

Para o cálculo do valor energético, são usados fatores de conversão para carboidratos, gorduras e proteínas:

  1. Para cada grama de carboidrato: 4 kcal (ou 17 kJ)
  2. Para cada grama de proteína: 4 kcal (ou 17 kJ)
  3. Para cada grama de gordura: 9 kcal (ou 37 kJ)

Os quilojoules (kJ), por sua vez, estão presentes no rótulo para cumprir uma determinação da Anvisa. Como 1 kcal equivale a 4,184 kJ, esse valor sempre será bem maior.

Aprenda como calcular gasto calórico diário

  1. homens: (0,063 x peso em quilos + 2,896) x 239 = resultado em calorias gastas por dia;
  2. mulheres: (0,062 x peso em quilos + 2,036) x 239 = resultado em calorias gastas por dia.

Pela legislação brasileira, as recomendações de energia e nutrientes apresentadas nos rótulos dos alimentos têm como referência 8.400 kJ ou 2000 kcal/dia. Isso geralmente é indicado para uma pessoa de tamanho mediano, com atividade física baixa, no caso de homens, e atividade moderada, no caso de mulheres.

Em 1 kg de gordura há 7.700 kcal. Para 7.700 kcal consumidas extras ganha-se 1kg de tecido adiposo, para 7.700 kcal “gastas” ou reduzidas, diminui-se 1 kg de tecido adiposo.

No rótulo dos alimentos, o valor energético é expresso na forma de quilocalorias (comumente chamadas de calorias – kcal) ou quilojoules (kJ). Esse cálculo avalia o valor energético do alimento, ou seja, proteínas e carboidratos representam 4 kcal/g e gorduras representam 9 kcal/g.

1 quilocalorias corresponde a 1000 calorias.

[ Física, Metrologia ] Unidade de medida de trabalho ou de energia equivalente a mil joules (símbolo: kJ).

Para transformar cal/g ºC em J/kg. K devemos multiplicar o valor do calor específico em cal/g ºC por 4184.

Valor energético: É a energia produzida pelo corpo e proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras totais. No rótulo, esse valor é expresso na forma de quilocalorias (kcal) ou quilojoules (kJ). Uma caloria equivale a 4,18 Joules.

O organismo precisa de energia para funcionar. Esta energia é expressa em quilocalorias ou quilo Joule.

Na equação Epg = mgh, se a massa estiver sendo dada em quilos, g em metros por segundo ao quadrado e h em metros, a energia deve ser expressa em Joules. Isso acontece porque as unidades metro, segundo e kg são unidades do Sistema Internacional (SI). Assim sendo, deve-se utilizar a unidade do SI também para a energia.

Conversão de unidades de comprimento
No Brasil, usamos o sistema métrico, ou seja, nossa escala de comprimento está baseada na unidade metro, seguindo de acordo com a ordem decrescente de grandeza: Quilômetro (km) -> hectômetro (hm) -> decâmetro (dam) -> metro (m) -> decímetro (dm) -> centímetro (cm)-> milímetro (mm).