Como transformar CEP em coordenadas?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O processo de conversão de endereços em coordenadas geográficas é chamado geocodificação. Ou seja, o usuário digita o endereço e o Google procura em sua base de dados, fornecendo CEP, latitude e longitude (o que permite plotar o ponto no mapa) e outras informações. O serviço é chamado Google Geocoding API.

Ver as coordenadas de um lugar

  1. No computador, abra o Google Maps.
  2. Clique com o botão direito do mouse no lugar ou na área no mapa. Uma janela pop-up será aberta. A latitude e a longitude vão aparecer no formato decimal na parte superior.
  3. Para copiar as coordenadas automaticamente, clique na latitude e longitude.

Para representar esta localização utilizando o sistema de coordenadas em UTM, você deve utilizar a seguinte nomenclatura:

  1. Indicar o fuso UTM, no caso o 22;
  2. Indicar a zona UTM, no caso a J;
  3. Indicar o par ordenado que indica a localização deste elemento. (754128.54 m E, 6947467.35 m S)

Em outras palavras, a latitude é a medida do ângulo entre o horizonte e a estrela polar, que pode variar para norte ou para sul da linha do Equador. Por outro lado, para calcular a longitude basta atentar ao ângulo formado entre o meridiano de Greenwich e o meridiano de referência.

Usar coordenadas para pesquisar
Abra o Google Earth. Na caixa de pesquisa no painel esquerdo, insira as coordenadas usando um destes formatos: Graus decimais: como 37.7°, -122.2° Graus, minutos e segundos: como 37°25'19.07"N, 122°05'06.24"O.

Os Pontos Cardeais (N=Norte/North, S=Sul/South, E ou L=Leste/East, O=Oeste/West) são utilizados para orientar as indicações das coordenadas geográficas. Esses pontos são medidos em graus e podem variar de 0° a 90° Norte/Sul (latitude) e de 0° a 180° Leste/Oeste.

Para realizar a geocodificação de endereços, precisamos preparar uma tabela com os dados dos pontos a serem localizados. Esta tabela pode ser criada, por exemplo, no Microsoft Excel. As informações mínimas necessárias são: tipo de logradouro (avenida, rua, praça, etc.), nome do logradouro e número.

Exibir números como códigos postais

  1. Selecione a célula ou o intervalo de células que deseja formatar. Para cancelar uma seleção de células, clique em qualquer célula da planilha.
  2. Na guia Página Início, clique no Launcher da Caixa de Diálogo. ...
  3. Na caixa Categoria, clique em Especial.
  4. Na lista Tipo, clique em CEP ouCEP + 4.

Para encontrar os pontos de latitude e longitude de um determinado endereço, você pode fazer um request na api do google maps de geolocation e retornar um JSON com essas informações. Ele deve retornar um JSON com os pontos de latitude e longitude.

A latitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador. A longitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich. Latitude e longitude têm como principal função a localização de qualquer ponto da superfície terrestre.

O termo geocodificação é atribuído ao processo que possibilita a transformação da localização de endereços ou de lugares em objetos espaciais, ou seja, em informação geográfica, permitindo então, a conversão desses em uma geolocalização, atribuindo as informações de coordenadas geográficas.

as coordenadas de latitude vêm antes das de longitude; o primeiro número na latitude deve ficar entre -90 e 90 e o primeiro número na longitude deve ficar entre -180 e 180.

O que é o Sistema SIRGAS 2000? Em outubro de 1993, durante a Conferência Internacional para Definição de um Datum Geocêntrico para a América do Sul, o Datum SIRGAS 2000 foi criado com o objetivo de definir um sistema geocêntrico de referência unificado para todo o território sul-americano.

Normalmente as coordenadas UTM são expressas em metros. O eixo E (Easting) representa a coordenada no sentido leste-oeste e o eixo N (North- ing) representa a coordenada no sentido norte-sul. Para evitar coordenadas negativas, é atribuído o valor 500.000 m ao meridiano central.

A Google utiliza informações espaciais que são armazenadas como WGS84 e projetadas para WGS84 (EPSG: 4326) para o Google Earth e Pseudo Mercator (EPSG: 3857) para o Google Maps (GOOGLE INC., 2013).

UTM é um sistema de coordenadas baseado no plano cartesiano (eixo x,y) e usa o metro (m) como unidade para medir distâncias e determinar a posição de um objeto.

O Brasil possui 8 fusos UTM passando pelo seu território, estando compreendido entre os fusos 18 e 25. Fusos estes que são contados do antimeridiano de Greenwich em direção ao meridiano de Greenwich.

A coordenada geográfica de um determinado ponto da superfície da Terra é obtida pela interseção de um meridiano e um paralelo. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste.

Geralmente, eles consistem de cinco números. Por exemplo: um ponto pode ficar em 15,23456 norte e 30,67890 oeste.

A latitude é a distância em graus medida entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador, que corresponde ao paralelo de 0°. As latitudes variam de 0 a 90° ao norte e de 0 a -90° ao sul. O sinal de negativo é apenas uma forma de indicar o hemisfério ao qual a medida faz referência.

Consequentemente foi feita uma mudança de Datum para o World Geodesic System 84 – WGS-84 que é o Datum utilizado pelo Google Earth evitando-se erros de posicionamento quando os pontos forem sobrepostos à imagem.