Como transformar areia em terra fértil?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

"Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil", explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.

Uma boa alternativa para aumentar a fertilidade do solo arenoso é a adubação verde. Basicamente, essa ação consiste em usar plantas, que podem ser de espécies como gramíneas ou leguminosas, a fim de garantir uma proteção da área e também melhorar as condições biológicas, físicas e químicas do solo.

A areia que você vê na beira do mar nada mais é do que um tipo de "pó de pedra" formado pela erosão de rochas ao longo de milhões de anos, trazido aos poucos para o litoral por córregos e rios. O tipo de rocha que dá origem à areia determina a cor do grão.

Se você for plantar plantas ornamentais ou frutíferas, misture meio a meio: pedrisco ou areia grossa com terra vegetal e húmus ou compostagem. Então, fica a dica: para preparar uma mistura de solo, é legal conhecer qual planta você vai cultivar naquele solo e saber as necessidades daquela planta.

Veja algumas práticas que são realmente efetivas na recuperação do solo degradado e garanta sucesso no plantio da sua lavoura!

  1. Aplicação de biocarvão. ...
  2. Plantio em linhas alternadas. ...
  3. Sistemas agroflorestais. ...
  4. Plantio de leguminosas.

Para garantir uma limpeza ainda mais profunda, pode-se colocar a areia em uma mistura de 50% de água mais 50% de cloro ativo, por 24 horas. Após, lavar muito bem com água corrente e colocar algum anti-cloro de boa qualidade em uma medida três vezes maior que o recomendado.

As plantas deste jardim são as mais adaptadas às intempéries e combinam bastante com a paisagem da praia.
...
Arbustos:

  • Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis)
  • Espirradeira (Nerium oleander)
  • Clúsia (Clusia fluminensis)
  • Alamanda-arbustiva (Allamanda laevis)
  • Iuca (Yucca elephantipes)
  • Ixora (Ixora coccinea)

Os solos arenosos (teor de argila inferior a 15%) devem ser evitados, devido à sua baixa capacidade de retenção de água e nutrientes disponíveis às plantas. Apresentam intensa lixiviação, perdem mais água por evaporação e são normalmente mais secos.

O que é solo arenoso? Também chamado de solo leve ou com textura leve, o solo arenoso é o nome dado para aqueles que se destacam pela grande proporção de areia em sua composição (70% ou mais) e menor parte em argila (15% ou menos).

As frutas que crescem melhor em solo arenoso são: abacate, figo, manga, laranja e tangerina. Isso se deve ao fato de que essas frutas são nativas da região da floresta tropical, onde o solo é predominantemente arenoso.

A areia, por exemplo, vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes.

É utilizada nas obras de engenharia civil, aterros, execução de argamassas, concretos e também na fabricação de vidros. O tamanho de seus grãos tem importância nas características dos materiais que a utilizam como componente.

Perlita – Entre os benefícios do uso da perlita está o fato de não deixar compactar o solo. A perlita também ajuda a reter minerais, água e nutrientes na zona das raízes, contribuindo para que tenham o aporte necessário de água e oxigênio.

Ao adicionar estercos, Bokashi, húmus de minhoca, farinha de osso, composto orgânico, torta de mamona, farinha de sangue e tantos outros adubos orgânicos, procure misturar esse material à terra velha numa camada de no máximo 20 cm, que é a faixa de melhor acesso para as raízes.

Quando as partículas do solo ficam muito próximas, ocorre a chamada compactação. Nesse caso, ele fica duro e seco — e, por consequência, as plantas perdem a cor e a água acumula.

É recomendável desinfetar a areia semanalmente.
...
Como desinfetar o tanque de areia

  1. Usar 10 gramas de hipoclorito de sódio (em pó) em 1 litro de água para cada metro quadrado de areia. ...
  2. Aplicar a solução, revolver bem e não usar o tanque por dois dias.
  3. Na segunda-feira, revolver a areia novamente antes de usar.

Pegar um talo da alface que você mais gosta e deixá-lo alguns dias em um pote com água, até que tenha novas folhas e raízes. Escolher o tipo de vaso no qual a alface será plantada, fazer furinhos no fundo e colocar como base areia ou argila, depois vem a terra já tratada e nutritiva.