Como transferir dinheiro do cartão alimentação?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

Para transferir o valor do ticket alimentação o cidadão pode encontrar um caixa eletrônico da rede “Banco 24 horas” e iniciar o processo de saque, seguindo os comandos após a inserção do cartão. Após realizar o saque, o trabalhador pode começar então a etapa de transferência do valor.

Caso a transferência de saldo tenha sido habilitada pelo seu RH, no aplicativo Meu Alelo você encontrará o botão “Transferir saldo”, ao selecionar o seu cartão Alimentação ou Refeição, você visualizará o saldo de cada rede para seguir com a sua transferência.

Na regra prevista para acordos ou convenção coletiva, o vale refeição pode ser cortado a qualquer momento. Porém, é preciso avaliar a natureza salarial do empregado, por isso, é muito importante que antes de qualquer alteração no benefício, a norma coletiva seja consultada.

Saque de saldo não utilizado ocorrerá após 60 dias
Sendo assim, o saldo eventual de vale alimentação ou refeição que não for utilizado permanecerá disponível apenas para compra de gêneros alimentícios e refeições.

Indo direto ao ponto, não! O trabalhador sob hipótese alguma pode vender os seus valores recebidos de vale-alimentação e refeição.

Após realizar o saque, o trabalhador pode começar então a etapa de transferência do valor. O dinheiro sacado pode ser enviado a qualquer outro banco da escolha do indivíduo.

A plataforma Ticket Agora saiu na frente e lançou mais uma facilidade para participantes e organizadores na cobrança de inscrições. O modo Pix, produzido pelo Banco Central, agora faz parte da forma de pagamento instantâneo do negócio.

O cartão ALELO pagamentos, não oferece a opção de transferências via PIX e cobra taxas para TODAS as transações online, Sendo R$ 7,02 para TED/DOC e 2 reais e fração para pagamentos de boleto.

Como faço para fazer uma transferência para outros bancos? Basta fazer o login no app VR Estabelecimentos, ir para o menu da “Conta Digital”,clicar em “Transferir” -> Digitar o valor que deseja transferir, preencher os dados do destinatário e clicar em “Confirmar e enviar”.

Nos cartões Alelo Refeição e Alelo Alimentação o saldo é acumulativo, ou seja, os créditos antigos não são perdidos. No entanto, caso não haja disponibilização de novos créditos pela empresa em até 90 dias, o cartão será bloqueado por segurança.

- Acesse o portal do Mercado Pago: https://www.mercadopago.com.br; - No menu na parte esquerda da tela, acessar a opção: Seu negócio > Configurações > Aceitar vouchers; - Selecionar: Quero aceitar Alelo; - Pronto!

Resumidamente, a resposta é sim: o valor excedente do pagamento de um mês continua no saldo para os períodos seguintes. Dessa maneira, se o trabalhador não utilizar todo o valor do auxílio pago em um mês, o colaborador pode acumular vale-alimentação na conta. Essa regra também é aplicada ao vale-refeição.

Entretanto, é possível sacar dinheiro no sodexo quando se trata da modalidade cartão sodexo Multi, mas para isso, o saque deve ser habilitado pelo empregador. Para fazer o saque é simples: basta ir até um caixa eletrônico do Banco 24hrs, inserir o cartão e digitar a senha.

Em relação ao vale-refeição e vale-alimentação, a lei não estabelece nenhuma regra, ou seja, a empresa pode exigir que o trabalhador demitido devolva o saldo existente no cartão, embora a maioria permita que o saldo já creditado no cartão alimentação ou refeição seja utilizado pelo empregado.

Mudanças nas regras do vale-alimentação e refeição
A partir do dia 1º de maio de 2023, será permitido ao trabalhador solicitar à empresa a portabilidade 100% gratuita do cartão de benefício. A regra permitirá que o trabalhador escolha a empresa emissora do cartão para verificar os melhores benefícios.

Com a mudança das regras a cerca do vale alimentação no ano passado, a compra de alguns produtos será proibida a partir de 1º de maio, como bebidas alcoólicas, produtos de limpeza e higiene, cigarro, cosméticos, maquiagem, eletrodomésticos e utensílios de cozinha.

Qual o novo valor do Vale-Alimentação de 2023? De acordo com o Diário Oficial, o valor mensal do auxílio-alimentação a ser pago aos servidores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, passa a ser de R$ 658,00 em todo o território nacional.

Mas fique atento, vender o seu vale-alimentação ou refeição para amigos ou outras pessoas é proibido por lei, sendo considerado crime de estelionato pelo artigo 171 do Código Penal.

O Ticket Alimentação®, Ticket Restaurante®, e Ticket Cultura® são aceitos numa grande variedade de maquininhas, você é quem escolhe e decide qual delas prefere. Quem tem sistema POS pode escolher entre: Rede, Getnet, Cielo, PagSeguro/Moderninha, Stone, SafraPay, BIN, Sicredi, Sipag, Credicard Pop e Crefisa.

15%

Em lojas como essa e casas de penhor, trabalhadores trocam seus vales-refeição por dinheiro, mensalmente, mediante o pagamento de uma taxa de 15% para a empresa. A prática é ilegal, mas extremamente comum.