Como transcrever uma fita de DNA?

Perguntado por: eportela9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Para iniciar a transcrição de um gene, a RNA polimerase liga-se ao DNA do gene numa região denominada promotor. Basicamente, o promotor informa à polimerase onde "se sentar" no DNA e começar a transcrever. A região promotora precede (e ligeiramente sobrepõe-se) à região transcrita, cuja transcrição especifica.

Grafia usada no Brasil. Nos restantes países da CPLP escreve-se ADN.

Transcrição é a primeira etapa da expressão do gene. Envolve a cópia da sequência de DNA de um gene para produzir uma molécula de RNA. A transcrição é realizada por enzimas chamadas RNA polimerases, que ligam nucleotídeos para produzir uma cadeia de RNA (usando uma cadeia de DNA como modelo).

Este processo é dividido em 3 etapas: iniciação, alongamento e finalização. A transcrição começa numa região conhecida como promotora. Uma enzima chamada RNA polimerase "lê" a cadeia de DNA modelo e cria o mRNA.

Transcrição de DNA é o nome dado ao processo de fabricação de uma molécula de RNA simples denominada RNA mensageiro (RNAm) a partir de um fragmento da molécula de DNA, sendo o primeiro passo necessário para a síntese proteica, uma vez que este é o principal meio de expressão genética no seres.

Início. O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As ligações de hidrogênio que unem as duas cadeias de DNA se rompem e as duas fitas se separam. Apenas uma das duas fitas servirá como molde para a síntese de RNA.

Nos eucariontes a transcrição ocorre no núcleo, enquanto a tradução ocorre no citoplasma.

Diferentemente da tradução, em que diversos aspectos são analisados durante a adaptação linguística, na transliteração utiliza-se a tradução literal. Podemos dizer que a transliteração é simplesmente a substituição de palavras de um idioma para outro.

O alfabeto são as chamadas bases nitrogenadas, unidades químicas emparelhadas que formam cada porção da dupla hélice do DNA: adenina (A) com timina (T) e citosina (C) com guanina (G).

As quatro letras
Todo o código genético humano pode ser decifrado em combinações de apenas quatro letras. Essas letras representam compostos orgânicos: o A é a adenina, o T é a timina, o C é a citosina e o G é a guanina.

O DNA, basicamente, é uma junção natural em pares de 4 letras distintas: A, G, C e T. A forma como essas letras estão dispostas definem todas as variações de formas e funções associadas à vida ao nosso redor, seja protista, seja eucarionte, seja viral.

A fita de DNA que dará origem á fita de RNA é chamada de fita molde.

Uma molécula de DNA é formada por duas fitas que se complementam. Por exemplo, se temos uma fita F e outra F', no processo de replicação as fitas se separam e são utilizadas como moldes para formação de fitas complementares.

Você poderá determinar a sequência de uma fita complementar se souber a sequência da fita molde. Estas duas fitas são complementares, uma ligada na outra pelas bases pareadas. Os pares A-T estão ligados por duas ligações de hidrogênio, enquanto os pares G-C são conectados por três ligações de hidrogênio.

A transcrição ocorre até que a RNA polimerase encontre na fita molde de DNA um sinal de término. O término acontece quando sinais de término são encontrados. Nesse momento, a polimerase para e libera o DNA-molde e a nova cadeia de RNA.