Como trancar curso na Uniasselvi?

Perguntado por: ivasques2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Resposta: O trancamento de matrícula deve ser solicitado através do AVA, nas opções: Vida Acadêmica > Solicitação > Requerimentos Gerais > Trancamento de Matrícula.

30%

O percentual de multa por cancelamento/trancamento/transferência de matrícula APÓS o início das aulas é 30%, calculado em cima das mensalidades a vencer até o término do semestre, para o aluno (calouro e veterano).

Passo a passo para trancar a faculdade
Para isso, basta procurar a secretaria acadêmica e informar-se sobre os procedimentos burocráticos. Pergunte como funciona, com quem você precisa falar e quais documentos precisa apresentar. Depois disso, é só seguir os passos dados pela secretaria.

É preciso pagar para trancar a faculdade? Não é necessário pagar para trancar a faculdade. O ato de pegar uma matrícula de um curso superior e trancar é direito de todo estudante. O trancamento pausa o curso de todas as maneiras, seja quando falamos das aulas ou até do pagamento das mensalidades.

Trancar a faculdade é um direito de todo estudante
Ou seja, a instituição não pode cobrar que você pague qualquer valor como taxa para fazer o trancamento e nem cobrar as mensalidades que você tenha eventualmente deixado em aberto.

Para realizar o cancelamento da mesma você deve procurar o polo de apoio, e solicitar o cancelamento da matricula que será disponibilizado um requerimento na qual você deve assinar para a efetivação do cancelamento da matricula.

Abandono de curso
É a suspensão do contrato vigente. O prazo para o aluno retornar ao curso é determinado pelo regulamento interno da instituição de ensino.

De acordo com o Código, o contratante pode desistir a qualquer momento do serviço, neste caso, da matrícula, desde que faça a comunicação, preferencialmente por escrito, para o estabelecimento de ensino. Para garantir também alguma proteção aos negócios, a cobrança de multa não está vetada por lei.

A desistência do curso deve respeitar os prazos legais, geralmente no mínimo de 7 (sete) dias depois da assinatura do contrato para que a Instituição possa preencher a vaga para outra pessoa, por analogia, ao artigo 49 CDC ou outro prazo estipulado em contrato.

Todo cancelamento do contrato deve ser feito por escrito e o consumidor deve exigir que no documento seja mencionado que não deve qualquer valor ou ainda, se for o caso, toda a tratativa referente a eventuais pagamentos a serem realizados, além da assinatura da escola, como no contrato original.

É permitido cobrar multa por cancelamento de contrato? Sim, pode haver cobrança de multa por cancelamento de contrato de prestação de serviços, desde que a mesma seja prevista em suas cláusulas.

Se você tem dúvidas sobre como trancar a faculdade EAD (Educação a Distância), saiba que o procedimento acontece da mesma forma que na modalidade presencial. É preciso consultar a secretaria da faculdade para saber quais são as regras para iniciar o processo.

Um dos motivos clássicos que levam ao trancamento da faculdade é o desejo de estudar e trabalhar fora do país. A necessidade de entender e saber falar inglês, espanhol e até outro idioma para o mercado de trabalho, faz com que os jovens busquem essa especialização para terem oportunidades de emprego melhores.

3) Em quanto tempo posso voltar? Você deve voltar em até 2 anos depois do trancamento da matrícula. Pelo fato das faculdades sempre atualizarem a sua grade de matérias, caso fique afastado por muitos anos tudo o que você cursou será perdido.