Como trabalhar poesias Na alfabetização?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O primeiro passo, para alunos e professores, é ler, ler, ler. Ler em voz baixa e alta, reparando na sonoridade, nas imagens, se detendo em um verso, uma palavra, tentando criar imagens, percebendo as metáforas e os silêncios.

A habilidade EF35LP27 consiste em: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Orientações:

  1. Organize os alunos em grupos de quatro crianças. Cada grupo deverá sortear um poema, disponível no material para impressão.
  2. Explique aos grupos, que deverão apresentar uma leitura com ritmo e entonação ou musicalizar o poema. ...
  3. Todos os grupos deverão apresentar a leitura do poema, dizendo quem é o autor.

Como trabalhar a poesia na escola
Ler em voz baixa e alta, reparando na sonoridade, nas imagens, se detendo em um verso, uma palavra, tentando criar imagens, percebendo as metáforas e os silêncios. Olhar para um poema como quem olha para um quadro, deixando-se tocar por uma palavra, por uma sensação ou lembrança.

Dicas. Quando for ensinar linguagem poética: Selecione poemas não só pela temática, mas, sobretudo, pela sonoridade e/ou metáforas. Proponha sempre a leitura de poemas em voz alta para a percepção auditiva da sonoridade e do ritmo dos versos.

Como fazer: Levei as crianças para a sala de leitura e mostrei a elas alguns livros de grandes nomes da poesia. Os alunos folhearam o material e, com ele, puderam imaginar as mais diversas situações de leitura. De forma lúdica, com uma pitada de brincadeira, recitei algumas poesias.

Orientações:

  1. Peça para os alunos observarem o texto.
  2. Solicite que os alunos leiam individualmente o poema.
  3. Leia coletivamente com a turma.
  4. Solicite que a turma leia o poema, sem a sua ajuda.
  5. Pergunte para as crianças:

Diante da fala do aluno C, a BNCC (2017) no Campo de Experiências “escuta, fala, pensamento e imaginação”, os poemas possibilitam aos alunos “Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos”.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor".

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.

As principais características dos poemas. Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve.

A poesia tem grande importância no âmbito escolar, pois ela pode apresentar experiências humanas que podem ser consideradas no que se refere ao conhecimento. Sendo a escola o local que tem o papel de formar o homem integral, composto de razão e emoção, ela também é lugar de poesia.

Converse sobre as poesias que estão nos livros. Deixe que as crianças encontrem as que já são conhecidas, tanto pela ilustração como pelo título e relembrem-nas de alguns trechos. Pergunte quais chamam a atenção durante o manuseio e peça que escolham duas ou três poesias preferidas.

monte um pequeno varal, adicionando os poemas à corda com os prendedores e apresente a proposta para os alunos; convide-os a trazerem mais poemas para compor o varal (você pode ir substituindo alguns / tirando alguns e colocando em outro mural para realizar outra proposta / ou guardar para outro momento também);

A poesia para as crianças vem de encontro ao desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade, assim como, o desenvolvimento da prática reflexiva que leva à criança a novas percepções, aguça a sensibilidade, a cognição e a imaginação.

A poesia é, então, uma excelente ferramenta para ajudar o ensino de habilidades importantes para o desenvolvimento infantil, como criatividade, inteligência emocional, fala e escuta. Nas escolas ela se torna ainda mais importante, pois pode ser o único espaço em que as crianças têm contato com ela.