Como trabalhar poemas no ensino médio?

Perguntado por: tpeixoto . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Para começar, é importante pensar em um projeto com poesia a ser desenvolvido com a classe durante um determinado período como, por exemplo, um bimestre, retomado ao longo do ano. Em seguida, é importante ler os textos da coleção, as biografias, outras referências e poemas que possam interessar a seus alunos.

Diferenciar um texto poético de outros gêneros; conhecer e/ou reconhecer poemas visuais; compreender o uso de estratégias textuais nos poemas visuais; e identificar os usos sociais dos textos poéticos. Inicialmente apresentar o poema “Doze coisinhas à toa que nos fazem felizes” sem mencionar que é um poema.

A habilidade EF35LP27 consiste em: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Com relação às diferenças entre poema e poesia, o poema se refere a uma estrutura textual, enquanto a poesia está relacionada ao conteúdo do texto.

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor".

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

A importância da poesia na escola está na sua ação formadora, pois ela representa uma forma que ajudará a ampliar o domínio da linguagem e capacita o leitor na construção do conhecimento. Assim, o texto poético possibilita ao indivíduo conhecer a si mesmo e ao outro e ainda o mundo que está a sua volta.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Reserve um momento para que os alunos explorem os poemas distribuídos e realizem a leitura. Oriente os alunos para uma discussão após a leitura: Pergunte o que entenderam, qual é o tema, quais características eles percebem nos textos como presença ou não de rima, tamanho do poema, quantidade de estrofes e versos.

A poesia é um texto LIRICO e aborda temas variados : pode ser temas sociais ; românticos ;satíricos ;infantis ;sentimentais ; amorosos ;de cordel; patrióticos.

Um plano de aula é um documento em formato digital ou analógico elaborado pelo professor que especifica:

  1. o tema da aula;
  2. o conteúdo a ser ensinado;
  3. seu objetivo;
  4. metodologia de aprendizagem utilizada;
  5. método de avaliação.

Um poema é um texto literário composto de versos, e que podem conter rimas ou não. Assim, diferente da prosa, escrita em texto corrido, o poema é escrito em versos que se agrupam em estrofes.

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema. São apresentados como uma ou mais palavras que seguem um tipo de rítmica.

A gramática normativa registra a palavra poetisa para referir-se às escritoras do gênero poético, contudo podemos utilizar duas variações, poeta ou poetisa.

O verso é cada uma das linhas que compõem um poema. Existem diferentes tipos de verso, que é classificado de acordo com o número de sílabas que ele possui. O verso compõe a estrofe, que é nomeada segundo a quantidade de versos que ela apresenta.

O número de linhas varia em diferentes tipos de estrofe, mas é incomum que uma estrofe tenha mais de doze linhas. O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .

Poesia era aquele tipo de texto em verso regulado por métrica e com rimas no final. Bem simples. Hoje, por outro lado, poesia pode ser muito mais. Nem todo poema (a unidade da poesia), precisa de métrica ou rimas.

Ao citar partes de obra (poemas, ensaios etc.), fazê-lo com aspas; ao citar o nome da obra, fazê-lo em itálico. Ex.: O poema “A educação pela pedra”, do livro A educação pela pedra. 10. Citação de palavras ou expressões do poema, também entre aspas; ou mesmo ao referir-se a uma determinada palavra de dicionário.